domingo, 21 de julho de 2024
Saúde
03/07/2024 | 09:51

Camboriú adere às campanhas de conscientização “Julho Amarelo” e “Julho Verde”

O mês de julho inicia com um ciclo de conscientização e prevenção no município de Camboriú. A Secretária de Saúde de Camboriú adere às campanhas: Julho Amarelo, pois é o mês de conscientização das hepatites virais, e Julho Verde, que é a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. Para conscientizar os moradores da cidade, serão realizadas diversas ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como por exemplo, horário estendido, sala de espera, orientações e distribuição de materiais.
 
As ações serão realizadas em conjunto pelas equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), Estratégia de Saúde Bucal (ESB) e Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Mais uma vez iremos realizar ações que visam orientar e conscientizar os moradores do município sobre a importância do diagnóstico precoce e possamos assim trabalhar a prevenção”, ressalta a Secretária de Saúde, Elisama de Freitas.
 
No dia 26 de julho será realizado na Praça das Figueiras, no Centro, uma ação especial. As equipes estarão nos locais das 13h30 às 14h. Na ocasião será distribuido materiais informativos, kits de saúde bucal e preservativos, orientações e testes rápidos de Hepatites B e C, Sífilis e HIV.
 
Hepatites virais:
São doenças causadas por vírus que levam a uma inflamação no fígado. Normalmente elas são silenciosas e raramente apresentam sintomas. As hepatites podem causar cirrose, câncer e até a morte. Elas podem ser transmitidas por meio do sexo desprotegido, sangue, compartilhamento de objetos de uso pessoal (escovas de dente, lâminas de barbear…), hereditário, materiais de tatuagem, agulhas, canudos e etc. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta testes rápidos para a detecção das hepatites B e C.
 
Câncer de cabeça e pescoço:
Segundo o INCA, o câncer de traqueia é o que mais mata homens e o segundo que mais leva mulheres a óbito. Já o câncer bucal ocupa a 5ª posição dos cânceres mais incidentes entre homens e a 13ª colocação entre as mulheres. As causas do câncer são variadas, dentre as principais estão: radiação solar, tabagismo, álcool, histórico familiar, risco ocupacional e ambiental, hábitos alimentares, hábitos sexuais, imunossupressão, entre outros.

JORNAL IMPRESSO
19/07/2024
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS