sexta, 19 de julho de 2024
Geral
27/06/2024 | 17:12

Gravatá é totalmente abastecido pela Estação de Tratamento de Água Pedreiras

Em dezembro de 2023, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pedreiras e um novo reservatório passaram a abastecer o município. Cerca de seis meses depois, o bairro Gravatá, que sofria com a falta de água intermitente, tornou-se independente da distribuição executada pelo Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) de Itajaí, sendo abastecido inteiramente com recursos hídricos de Navegantes.
 
A ETA Pedreiras é gerenciada por uma empresa contratada pela Prefeitura de Navegantes para tratamento e distribuição de água na região do Gravatá e Meia Praia, cuja prestação de serviço proporcionou o aumento do volume de água injetado nas redes desses bairros. Atualmente, o sistema opera com cerca de 40 litros de água por segundo, podendo chegar a 50 litros, conforme a demanda da região. O reservatório, por sua vez, possui capacidade para o armazenamento de 3 milhões de litros de água.
 
Segundo informações da Secretaria de Saneamento Básico de Navegantes (Sesan), as linhas que antes abasteciam o Gravatá pelo Semasa, na região do antigo Hotel Garrincha, foram fechadas. “Com o fechamento dessas interligações, que passam pela avenida Prefeito Adolfo Cirino Cabral e pela avenida Prefeito José Juvenal Mafra, temos o Gravatá 100% atendido pela ETA”, garante o secretário da pasta, Renato Benatti.
 
Além do benefício direto ao Gravatá, o novo sistema proporciona o redirecionamento do consumo antes requerido no bairro para outras localidades, melhorando todo o sistema de abastecimento da cidade. Benatti explica, ainda, que caso haja excepcional necessidade de maior pressão, as linhas do Semasa podem ser reabertas ocasionalmente, porém com menor vazão.
 
A estação capta a água proveniente de duas lagoas, parte do volume vai para o reservatório e, de lá, é bombeado, enquanto outra parte já abastece o sistema diretamente. Todo o processo executado pela estação envolve, além da captação da água, o tratamento químico, a decantação e a filtragem, transformando todo o volume captado em água potável. A potabilidade da água é diariamente avaliada pelos responsáveis técnicos da ETA. Além disso, a água é coletada e analisada semanalmente por empresa contratada pela Sesan em mais de 30 pontos estrategicamente definidos e distribuídos pelos bairros da cidade.
 
Diante dos resultados positivos dessa dinâmica, a secretaria já considera a construção de novos reservatórios para atendimento de outros pontos do município, como a região central e Machados. A medida requer cuidados técnicos e deverá considerar as normas vigentes e demandas atual e de crescimento, segundo o secretário.
 
O contrato com a ETA Pedreiras tem duração de um ano, podendo ser renovado por mais cinco. Na opinião do secretário, “a autonomia para o abastecimento do Gravatá e parte da Meia Praia, decorrente de projetos com este, impulsiona Navegantes rumo a novos desafios que, certamente, farão a diferença no desenvolvimento do nosso município”.

JORNAL IMPRESSO
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024
21/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS