quarta, 24 de julho de 2024
Meio Ambiente
24/06/2024 | 18:11

Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de Itajaí completa um ano com mais de 2,4 mil m³ de resíduos recebidos

Criado para facilitar o descarte correto de resíduos pela comunidade, o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de Itajaí já recebeu 2.472,27 m³ de materiais. Neste mês, o espaço, que é mantido pelo Município e a Ambiental, completou um ano de funcionamento e irá ampliar o horário de atendimento a partir de julho. Os principais tipos de materiais entregues no período foram móveis inservíveis, colchões e sofás, restos de construção e demolição, madeira e resíduos de poda e capina.
 
Inaugurado oficialmente em junho de 2023, o PEV integra o programa Recicla Itajaí. Desde sua ativação, a entrega de materiais na estrutura tem crescido. Somente em 2023, foram recebidos 1.705,80 m³ de resíduos. Já de janeiro a maio deste ano, o local recebeu 766,47 m³, o que representa quase 50% do total entregue no ano anterior.
 
Em 2024, a estrutura também ampliou os tipos de resíduos que podem ser descartados pela comunidade e passou a receber eletroeletrônicos e pneus. Foram coletados até o momento 83,7 quilos de eletroeletrônicos e 787 pneus.
 
“O PEV é uma estrutura que veio para facilitar o acesso dos moradores ao descarte correto de resíduos. Este espaço promove a destinação ambientalmente correta de diversos tipos de resíduos, contribuindo para mantermos a cidade limpa e bem cuidada, além de ser totalmente gratuito para uso da população”, explica Rafaela Schütz, coordenadora do programa Recicla Itajaí.
 
Novo horário de funcionamento
 
Para atender à crescente procura pelo espaço e proporcionar um melhor atendimento à população, o PEV de Itajaí irá ampliar o horário de atendimento a partir do dia 1º de julho. A estrutura funcionará de segunda sábado, das 7h30 às 19h20, sem fechar ao meio-dia.
 
O PEV está localizado em uma área de 1.680 m² na rua Érico Veríssimo, nº 658, no bairro São Vicente. No espaço, um funcionário atende os moradores para orientação, entrega e registro dos materiais descartados.
 
É possível entregar na estrutura resíduos de construção civil e demolição de todos os tipos (Classe A, B, C e D) oriundos de reparos e pequenas reformas, além de resíduos volumosos (móveis inservíveis, colchões e sofás) e de poda e capina, bem como alguns tipos de resíduos perigosos (tintas, solventes e materiais com amianto), pilhas e baterias, gesso, madeira, pneus e eletroeletrônicos. A população pode descartar no local até 1m³ de resíduos dia/por pessoa.
 
Recicla Itajaí
 
O programa Recicla Itajaí foi implantado em 2021 no Município com o objetivo de tornar a cidade referência na reciclagem do lixo. A iniciativa busca sensibilizar a comunidade para realizar a separação correta dos resíduos, por meio de estratégias como orientação de casa em casa, intensificação das coletas em condomínios, capacitações, instalação de ecopontos, entre outras.
 
Desde que foi implantado, o programa já conseguiu um crescimento de quase 30% na coleta de recicláveis. O Recicla Itajaí também está alinhado às metas de sustentabilidade, responsabilidade social e proteção do meio ambiente. 
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
19/07/2024
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS