quarta, 24 de julho de 2024
Geral
24/06/2024 | 17:04

29ª Festitália recebe cerca de 40 mil pessoas e cresce o público mesmo com um dia a menos

Cerca de 40 mil pessoas visitaram a 29ª Festitália, que aconteceu de 13 a 23 de junho em Blumenau (SC). O evento celebra as tradições dos imigrantes italianos há quase três décadas e é realizado pelo Lira Circolo Italiano. O resultado é avaliado como positivo pela organização, já que houve crescimento em relação à edição de 2023, mesmo com o encurtamento da programação, que teve um dia a menos. 
 
Para Norberto Mette, organizador do evento, a festa de 2024 consolidou as escolhas realizadas em 2023, quando o evento passou por uma reformulação. “Nós temos a missão de ser a maior celebração da cultura dos imigrantes italianos do país. Na 29ª Festitália entendemos que estamos no caminho para isso, especialmente pela qualidade da experiência que oferecemos aos visitantes”, comenta. 
 
Uma das grandes propostas, que era a ampliação da oferta gastronômica, se refletiu no cardápio em 2024: foram mais de 100 pratos, dos clássicos aos mais inovadores. Para atender a todos os públicos, o valor variou de R$ 18,00 a R$ 78,00. Nas bebidas, além de 17 estilos produzidos no Vale da Cerveja, a ampliação na carta de vinhos também resultou em um público mais satisfeito. Foram mais de 60 opções. 
 
A Dolomiti, importadora de vinhos que atua na Festitália, teve no sábado (22) o dia de maior vendas dos últimos dois anos. 
 
Grandes shows e ampliação do desfile marcaram a programação
 
Uma das novidades da 29ª edição foi o retorno dos grandes shows, com orquestras homenageando a música italiana. Foram três atrações especiais: Amazing Tenors, Orquestra de Guabiruba e Felice Itália e os Três Tenores Brasileiros. A programação contou ainda com bandas inéditas formadas por grupos já consolidados em outros eventos, que investiram em um repertório com sucessos italianos. 
 
Outro destaque de 2024 no âmbito cultural foi a ampliação do desfile, que contou com 25 grupos e alegorias que desfilaram pela Rua Humberto de Campos no sábado (15). Além de delegações de Blumenau e mais 10 cidades, desfilaram também o Dampfschiff (barco que desfila também na Oktoberfest representando a chegada dos imigrantes) e a Polentopeia, uma alegoria que homenageia um dos pratos mais consumidos dos eventos de imigração italiana há quase 30 anos em Ascurra (SC). 
 
Tanto a ampliação dos grandes shows quanto as evoluções no desfile seguirão nos próximos anos, de acordo com Norberto. 
 
Edição de 2025 está confirmada
 
A 30º Festitália está confirmada para 2025. Além da edição marcada pelos 30 anos da programação, a festa no próximo ano vai celebrar também os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Para isso, novas atrações estão sendo estudadas. 
 
“Será um ano muito especial, tanto para celebrar a própria Festitália quanto para reforçar a importância e a presença da cultura desses imigrantes que está muito presente na rotina do Vale Europeu”, finaliza. 
 
A Festitália de 2024 foi uma realização do Lira Circolo Italiano di Blumenau, com apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal, da Lei de Incentivo à Cultura e do Parque Vila Germânica e Prefeitura Municipal de Blumenau, e patrocínio de Havan, Objeto Brasil, Eletro Aço Altona, Komprão, Karsten, Sicredi, Quality Hotel, Sapore, Olho Embutidos, Segala’s Alimentos, Cidadania Já, El Chef Indústria de Alimentos e Sindilojas Blumenau.

JORNAL IMPRESSO
19/07/2024
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS