sábado, 20 de julho de 2024
Educação
21/06/2024 | 16:16

Horta escolar é instrumento educativo em Balneário Camboriú

O cultivo da horta escolar tem sido usado como ferramenta educativa em Balneário Camboriú. O projeto envolve todos os alunos matriculados no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Criança Esperança (Rua Isaías Serrão, 76 – Nova Esperança) – mantido pela Prefeitura Municipal.
 
A iniciativa busca fomentar o desenvolvimento integral de 108 crianças, que têm de 1 a 3 anos de idade, contemplando especialmente habilidades sociais e emocionais por meio de diferentes direitos de aprendizagem como conviver, brincar e participar – de forma conectada aos conteúdos curriculares previstos em cada fase escolar. Educação nutricional, consciência ecológica, resolução de problemas e trabalho em equipe são alguns exemplos.
 
Couve, alface, tempero verde, tomate cereja, milho e morango estão entre as espécies em cultivo na unidade – que conta com seis canteiros e as respectivas turmas responsáveis. A escolha do que será plantado respeita o interesse dos pequenos, que participam ativamente de todas as etapas do processo – da visita à horta até a partilha de hortaliças e frutas, passando pelo preparo da terra, pelo plantio das sementes e das mudas, pelo acompanhamento e pela colheita. A produção atende a demandas alimentares internas do NEI.
 
Conforme a Secretaria de Educação, o projeto apresenta múltiplos benefícios aos participantes, ao viabilizar vivências orientadas que estimulam o comprometimento e a responsabilidade das crianças com o cuidado do ambiente educacional e a reflexão sobre aspectos que dele emergem.

JORNAL IMPRESSO
19/07/2024
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS