domingo, 21 de julho de 2024
Cultura
10/06/2024 | 13:50

Espetáculo Super Família da Energia, do Grupo Artpalco, levou mensagem sobre consumo consciente de energia elétrica para escolas públicas de Itajaí (SC)

Unir a linguagem do teatro e circo para abordar um tema essencial para o futuro do planeta: o consumo consciente de energia elétrica. Esta foi a proposta do projeto "Super Família da Energia", que vai levou 10 apresentações em escolas públicas da cidade de Itajaí, em Santa Catarina. A realização é do Grupo Artpalco com patrocínio da empresa Movecta, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. 
 
As apresentações aconteceram de 05 a 07 de junho e foram contempladas as  unidades escolares Centro Educacional de Cordeiros, Escola Básica Avelino Werner, Escola Básica José Medeiros Vieira, Escola Básica José Fernandes Potter, Centro Educacional Infantil Antonio Nicoletti, Escola Básica Pedro Paulo Rebello e Escola Básica Prof. Martinho Gervasi. Além disso, o grupo realizou no mês de maio um ensaio aberto do espetáculo para mais de 100 crianças de escolas públicas.
 
O objetivo foi de entreter e educar o público de todas as idades, com uma apresentação lúdica e envolvente que traz importantes lições sobre sustentabilidade.
 
De acordo com o coordenador do projeto e diretor do Grupo Artpalco, George Henrique, o espetáculo utiliza a magia do circo para contar a história da Super Família da Energia, uma família de super-heróis que enfrenta desafios para proteger o planeta dos vilões do desperdício. “Utilizamos o humor e muita interatividade para ensinar práticas simples e eficazes para economizar energia no dia a dia”, relata.
 
A atriz Tatiane Breve considera que o teatro é uma das manifestações artísticas que mais proporciona emoções, alegria e encantamento, e, unindo esse universo mágico do teatro a questões sociais e ambientais, foi de grande valor para conscientização dos pais e cuidadores da importância de se manter uma orientação acerca da economia de energia elétrica. “As crianças aprendem, de forma lúdica, uma vez que o teatro ajuda no desenvolvimento como um todo”, ressalta a atriz.
 
Sinopse
 
Nessa super aventura, os palhaços da Trupeçada são convocados para falar sobre consumo consciente de energia elétrica. Então eles criam a história de uma “Super Família” que combate o crime e salva as pessoas de vários perigos mas, em casa, não sabem a necessidade do uso consciente de energia elétrica. Tudo muda após uma aula na escola de Juninho, filho do casal. A partir daí os três heróis passam a ser “A Super Família Da Energia” que, usando a sua arma secreta infalível (o compromisso de todos) lutam contra o perigoso Bruxo Apagão e levam conhecimento e diversão para as crianças formarem com eles um verdadeiro exército no combate ao uso desnecessário de energia elétrica.
 
 
 
 
Projeto
 
A proponente do projeto é a produtora Aline Vilela Ribeiro e projeto conta ainda com apoio do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca) e a empresa Think Projetos. 
 
Além da apresentações, foram distribuídas cartilhas informativas para as crianças sobre o uso consciente de energia elétrica e uma cartela de adesivos.
 
As apresentações contaram com audiodescrição e interpretação em libras para pessoas com deficiência auditiva e visual. Além disso, as escolas escolhidas foram seguindo critério de acessibilidade para crianças que tenham dificuldade de locomoção.
 
 
 
 
 
FICHA TÉCNICA
Texto:
Luiz Navarro
 
Direção: 
Luiz Navarro e Wagner Bárbara 
 
Elenco: 
Guilherme Franco, Samuel Gonçalves, Tatiane Breve e Wagner Bárbara
 
Cenografia: 
Luiz Navarro e Wagner Bárbara 
 
Figurinos e Adereços: 
Elizete de Pina, Luiz Navarro e Wagner Bárbara
 
Produção Executiva: 
Guilherme Franco
 
Operação de Sonoplastia: 
George Henrique
 
Comunicação Visual: 
Guilherme Franco
 
Coordenação Geral: 
George Henrique e Aline Vilela 
 
Realização:
Grupo Artpalco
 
Patrocínio:
Movecta
 
Apoio Cultural:
Think Projetos e Instituto Isca

JORNAL IMPRESSO
19/07/2024
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS