domingo, 21 de julho de 2024
Geral
17/06/2024 | 17:00

Comitiva visita modelo de Estação de Tratamento de Esgoto que será implantada em Camboriú

A ETE de Camboriú terá capacidade para tratar 210 litros de água por segundo, com
remoção de mais de 90% de carga orgânica
 
 
Prefeito Elcio Rogério Kuhnen reúne vice-prefeito, Junior Cardoso, secretários e vereadores para visitar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do grupo Aegea, em São Francisco do Sul. A comitiva foi conhecer o a ETE do mesmo modelo que será implantada em Camboriú.
 
Em março a empresa Águas de Camboriú, do grupo Aegea assumiu o esgotamento sanitário em Cambirú com a assinado o termo aditivo no contrato entre a Prefeitura e a empresa.
Durante a visita à Estação, que é modelo em Santa Catarina, os técnicos da empresa apresentaram como funciona a ETE. A capacidade é de tratar 45l/s e o barulho e o odor são mínimos, praticamente imperceptível.
 
O prefeito falou sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável para Camboriú, que vão além de um mandato. “Esgotamento é nossa prioridade. Essa visita foi muito importante para ver de perto o funcionamento e sentir que, realmente, não tem cheiro. Vale lembrar que
conseguimos o melhor acordo, com menor impacto ao consumidor”, comemora Elcio. “O melhor acordo de esgotamento sanitário, já realizado com a Aegea, por um município”, finaliza.
 
De acordo com Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú, em Piracicaba – SP, foi possível fazer uma grande recuperação do rio em quatro anos de tratamento, o que estava previsto para 10 anos.
 
Como será a Estação de Tratamento de Camboriú?
 
A ETE de Camboriú terá capacidade para tratar 210 litros de água por segundo, ou 18.444 m3/ dia;
Remoção de mais de 90% de carga orgânica;dAproximadamente 500 km de rede de coleta;
31 estações elevatórias.
 
O tratamento inclui remoção de nitrogênio de fósforo, remoção dos sólidos e de areia, e de óleos, desinfecção, em seguida o tratamento com remoção de cerca de 90% da matéria orgânica. Esse processo permite devolver ao rio uma água de tratada (efluente) promovendo a recuperação hídrica. O ciclo total leva cerca de 8h.

JORNAL IMPRESSO
19/07/2024
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS