domingo, 21 de julho de 2024
Geral
12/06/2024 | 08:57

Praça dos Correios e Rua Colorida serão inauguradas neste sábado (15)

No dia do aniversário de 164 anos de Itajaí, neste sábado (15), o Município entrega à comunidade dois equipamentos de convivência e lazer: a nova Praça dos Correios e a Rua Colorida, via que faz ligação entre a Hercílio Luz e a praça. A inauguração oficial dos novos pontos turísticos da cidade inicia às 10h e contará com programação cultural para envolver os moradores.
 
Após o ato de inauguração na Rua Colorida, haverá apresentação da Banda Tom Peixeiro, que irá fazer o cortejo até o palco montado na Praça dos Correios. Em seguida, o grupo faz um show para animar o público. A partir das 12h, acontece uma Roda de Capoeira na praça, assim como atividades esportivas e de lazer que serão realizadas pela Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL).
 
“Estes novos equipamentos de lazer e convivência foram pensados para fazer com que a comunidade desfrute mais do centro da cidade, que passa por uma verdadeira transformação. Essas melhorias se unem às demais já executadas pela Prefeitura, como as reurbanizações da Praça Vidal Ramos (Marco Zero) e das ruas Hercílio Luz e Dr. Pedro Ferreira”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
 
Praça dos Correios sustentável
 
Com 2.800 m² repletos de espaços verdes, flores, árvores e horta comunitária, a Praça dos Correios foi planejada e executada de maneira sustentável. Na edificação de apoio, que abrigará os sanitários e a sala de manutenção da praça, foram utilizados tijolos ecológicos, ou seja, blocos de solo cimento prensados que não utilizam a queima no processo de fabricação, esta é a primeira vez que esse tipo de tijolo é utilizado em obra pública no Município de Itajaí. A obra ainda conta com captação de água da chuva para rega dos gramados de canteiro, telhado verde na casa de máquinas e controle biológico do espelho d’água para a não proliferação do mosquito da dengue.
 
“O projeto foi construído de forma comunitária, a fim de proporcionar uma praça que unisse a motivação daqueles que lutaram para que este espaço público fosse possível, aliando a aproximação da cidade com áreas verdes, equipamentos de lazer e cultura, e o contato com a água, um elemento tão importante em nossa região”, ressalta a arquiteta responsável pelo projeto Tanise de Góes Maia
 
A nova praça ainda contempla: fontes interativas para a diversão das crianças, fonte ornamental, playground com brinquedos inclusivos, espaço para cachorros, palco com cobertura, sanitários públicos acessíveis e horta comunitária O local também recebeu paisagismo, iluminação e novos mobiliários, como bancos, lixeiras e bicicletários.
 
A Praça dos Correios terá a contribuição de empresas parceiras, através da lei de adoção de espaços públicos para a sua manutenção. O Colégio Salesiano, através de projetos envolvendo os estudantes, ficará responsável pelo cuidado dos canteiros, floreiras, horta e do espelho d'água, que em breve terá peixes e plantas aquáticas. Já a empresa NF Empreendimentos fará um amplo trabalho para manter a qualidade das áreas de convívio como a fonte interativa, playgrounds, mobiliários e demais espaços verdes, além de intervenções culturais. A intenção é que este tipo de cooperação torne a praça sempre bem cuidada para uso de toda população.
 
Rua Colorida | Galeria Postal
 
Com traços e cores que simbolizam uma galeria postal, a Rua Colorida está aberta para a população a partir deste sábado (15) e promete ser um espaço para muitas selfies. Os 420 metros da rua Dagoberto Nogueira, que fazem a ligação entre a rua Hercílio Luz e a Praça dos Correios, foram realizados pelo artista visual Eduardo Veloso. “Fazer parte desse projeto é muito satisfatório. Poder trazer essas grandes pinturas para cidades de fora do grande eixo de arte do Brasil é fazer parte da expansão, construir a memória histórica”, ressaltou o artista.
 
A via conta ainda com pergolados na cor rosa e um varal de lâmpadas para iluminar o local. Além disso, há duas mesas de ping pong e balanços para a diversão da comunidade e turistas. O espaço recebeu também mobiliário e paisagismo.
 
Na obra de reurbanização da Praça dos Correios, Rua Colorida e Rua Hercílio Luz foram investidos mais de R$ 15 milhões, com recursos do financiamento com o Banco Internacional Fonplata.
 
“Estamos muito felizes em poder entregar mais dois equipamentos de atividades ao ar livre para toda população desfrutar. A Praça dos Correios e a Rua Colorida serão os mais novos pontos turísticos do Município. Itajaí segue em constante crescimento e a população merece mais espaços para lazer como estes”, pontua o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Auri Pavoni.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
19/07/2024
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS