terça, 18 de junho de 2024
Cultura
07/06/2024 | 09:56

Itajaí criativa recebe crianças da rede pública para assistirem ao espetáculo A Maravilhosa Princesa das Bolinhas

A Téspis Cia de Teatro irá realizar ações culturais e artísticas do projeto “A escola vai ao teatro - infância em foco” para cerca de 800 alunos (especialmente na faixa etária de 4 a 10 anos) e professores das escolas públicas municipais de Itajaí e região. As atividades serão realizadas entre 4 e 10 de junho e contarão com intérpretes de libras. Ingressos podem ser agendados por escolas através do e-mail daluz67@gmail.com.
 
O palco das ações será a Itajaí Criativa - residência artística, sede da Téspis, importante espaço cultural alternativo da cidade e patrimônio tombado pelo município de Itajaí e estado de Santa Catarina. As atividades serão realizadas nos dias 4, 5, 6, 7 e 10 de junho, com duas apresentações por dia para alunos e professores, sempre às 9h30 e às 14h.
 
A programação do projeto conta com visita guiada à Itajaí Criativa - residência artística, sede da Téspis Cia de Teatro. Durante essa oportunidade, será apresentada a história do casarão e seu entorno, propiciando aos participantes conhecer um pouco da história e se conectar com a memória viva deste lugar. Além disso, 10 apresentações do espetáculo "A maravilhosa princesa das bolinhas", com duração de 40 minutos, serão realizadas. Para fechar, após cada apresentação, será oportunizada uma experiência imersiva de 20 minutos.
 
Além das atividades para as crianças, será oferecido no dia 12 de junho, um workshop ministrado por Denise da Luz, para professores, estudantes e artistas de teatro, onde, a partir de dos registros das montagens da Téspis dos espetáculos para infâncias, serão abordadas questões como linguagem, temas e processos criativos no teatro destinado a este público. O encontro será realizado das 13h30 às 17h30, também na Itajaí Criativa.
 
O objetivo da Téspis, que realiza montagens de espetáculos para a infância e juventude desde sua fundação, é promover acesso aos bens culturais de forma gratuita, 
 
O objetivo da Téspis, que realiza montagens de espetáculos para a infância e juventude desde sua fundação, é promover acesso aos bens culturais de forma gratuita, especialmente para crianças de baixa renda. Isso porque esse público, normalmente, não tem oportunidade e condições econômicas de participar dessas atividades. Além de investir na formação de plateia.
 
O projeto é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, por meio da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura Municipal de Itajaí, com incentivo cultural da Elo Soluções Logísticas Integradas. A Itajaí Criativa é um espaço privado que conta para a sua manutenção, com o apoio da Dutralar e da Procave Incorporações.
 
SOBRE O ESPETÁCULO
 
“A Maravilhosa Princesa de Bolinhas” propõe uma imersão lúdica e sensorial em um mundo feito de bolinhas. O espetáculo é livremente inspirado na obra da artista japonesa Yayoi Kusama, que apresenta o trajeto de um corpo no espaço. Este corpo, ao relacionar-se com o ambiente à sua volta, vai se tornando ele próprio.
 
A ideia de fazer a peça teatral surge a partir de pesquisas de linguagem que a Téspis tem se dedicado a fazer nos últimos anos. Essas pesquisas, alinhadas às temáticas contemporâneas, tem o intuito de criar espetáculos que respeitem as crianças como seres singulares, inteligentes, com capacidade de realizar suas próprias leituras, contribuindo para a formação de um universo simbólico e para o estímulo de percepção e sensibilidade das crianças.
 

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS