domingo, 23 de junho de 2024
Cultura
06/06/2024 | 09:50

Cantora Carolina Brum é a atração do evento Canto de Mar neste domingo (09), na Praia de Gravatá

A cantora e compositora catarinense Carolina Brum é a grande atração do evento Canto de Mar, promovido pela Fundação Cultural de Navegantes, no próximo domingo (09), a partir das 16h30, na Praça Marília Soares, na Praia do Gravatá. O show é gratuito e contará com intérprete de libras e audiodescrição. 
 
A apresentação marca o lançamento de seu primeiro álbum autoral na temporada de shows “Sempre Amor, a Ilha em Bossa”. O álbum traz sete canções que dialogam com a trajetória pessoal e profissional da artista e com sua paixão pela música brasileira - em especial pela bossa nova. Navegantes, Palhoça, São José e Florianópolis receberão apresentações, todas abertas ao público e gratuitas. O EP estará disponível nas plataformas digitais no dia 27 de julho, data do último show da temporada.
 
O EP “Sempre Amor”, de Carolina Brum, é um mergulho nas dores e amores que perpassam a vida das mulheres que se entregam a relações amorosas, nem sempre correspondidas. O trabalho transita pelos gêneros samba, bossa nova, jazz, baião, choro e bolero e traz em seu escopo quatro canções autorais: “A Jura”, "Vem Amor", “Diz que Deixa” e “Flor do Carnaval”, essa em parceria com Gandhi Martinez. As outras três canções interpretadas pela artista são de outros compositores - “Num cantinho qualquer”, de Zininho; “Pandeiro de Vitrine”, de Orlando Mello Neco; e “Sempre Amor”, de Luiz Henrique Rosa. Quem assina a direção musical do EP é Rafael Calegari.
 
“Sempre Amor tem uma diversidade musical brasileira muito grande. E as temáticas têm muito a ver com o que eu faço na minha vida em relação a minha profissão e a todas as outras coisas. Tem que ter muito amor para ter coragem e seguir fazendo arte”, diz Carolina Brum, lembrando que o EP começou a ser produzido na pandemia, momento muito desafiador para os musicistas. 
 
O nome do álbum é homônimo da canção “Sempre Amor”, de Luiz Henrique Rosa, o embaixador da bossa nova no Sul do país. “O trabalho de Luiz Henrique permeia o meu desde quando iniciei meus projetos em francês. Interpreto ‘Sempre Amor’ em francês-português neste primeiro trabalho autoral”, conta. 
 
Carolina Brum leva seu trabalho de música popular brasileira para teatros, espaços de cultura de Santa Catarina e casas de música de Florianópolis desde 2015. Conhecida pela interpretação de canções do samba e da bossa nova em português, inglês e francês, tem esses gêneros como principal influência. 
 
O projeto "Sempre Amor, a Ilha em Bossa" foi selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Tem apoio da Alecrim Conteúdo, da Artesano Pizza Bar, Jazzinn Gastrobar e parceria da Fundação Cultural de Navegantes. 
 
Sobre a artista 
 
Carolina Brum, nascida em Florianópolis, teve primeiro contato com a música ainda quando criança - veio de uma família musical. Na adolescência, no início dos anos 1990, saiu em turnê pelo estado como atriz do musical “Um estranho bicho”, o que lhe marcou e, na fase adulta, a encorajou a construir sua trajetória profissional, iniciada em 2014. Sua parceria duradoura com a Aliança Francesa de Florianópolis influencia diretamente seu projeto mais emblemático: "Sambas et Bossas en Français".
 
Sua incursão no mundo autoral começou em 2018, no Festival Sonora, e, desde então, ela tem sido reconhecida por sua expressão artística singular. Foi semifinalista no Festival da Canção da Aliança Francesa em 2021 e 2022 e teve sua interpretação de "Garota de Ipanema" em francês transmitida pela Rádio Riviera na Suíça, o que deu início a sua projeção no exterior. 
 
O seu projeto "Sempre Amor, a Ilha em Bossa" foi, em 2021, apoiado pelo LABI e a artista circulou com o show homônimo em 2022. Em 2023, foi contemplado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo, que está possibilitando a turnê deste ano, com lançamento do esperado EP. Em março de 2024, Carolina participou na 10ª Maratona Cultural de Florianópolis, ampliando ainda mais sua visibilidade e reconhecimento no cenário cultural.

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS