terça, 18 de junho de 2024
Geral
29/05/2024 | 21:58

Agentes de combate a endemias de Itajaí recebem treinamento para trabalho em altura

Um curso para trabalho em altura (NR-35) foi desenvolvido com 22 agentes de combate a endemias de Itajaí. O treinamento teve como objetivo preparar os profissionais para atuar em casos que possuem locais de inspeção de difícil acesso. Com uma carga horária de 08 horas, a qualificação foi dividida em duas turmas, nos dias 21 e 28 deste mês, na cidade de Itapema.
 
"A capacitação de agentes para inspecionar locais de difícil acesso está prevista nas ações do plano operacional de controle e combate ao Aedes aegypti. Alguns agentes já possuíam o curso e receberam reciclagem e atualização", comenta Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue.
 
Durante o curso, foram abordadas diversas normas inerentes ao trabalho, junto a atividades práticas sobre a temática. Foram discutidas, por exemplo, a análise de riscos e condições impeditivas ao realizar o trabalho em altura, assim como medidas de prevenção e controle. Outro tópico importante são os sistemas, procedimentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para atuar em locais de difícil acesso.
 
A qualificação, instruída pelo técnico em segurança do trabalho Lucas Aparecido Batista, também abordou condutas em situação de emergência, com foco em noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros. Por fim, o treinamento proporcionou atividades práticas sobre nós, ancoragem, entre outras ferramentas do trabalho.
 
"Essa capacitação é fundamental para desenvolvimento das atividades dos agentes de endemias. Muitas vezes quando estão em campo vistoriando as casas para eliminação de focos as equipes se deparam com locais de difícil acesso. Com isso, o trabalho fica ainda mais efetivo", destaca o diretor de Vigilância Epidemiológica de Itajaí, André Marcílio.
 
Sobre o NR-35
 
O NR-35, ou Norma Regulamentadora 35, busca criar padrões de segurança para o trabalho em altura. Esta legislação garante que nenhum ofício coloque em risco a vida e integridade dos funcionários. O regulamento foi criado em julho de 2012, pelo Governo Federal, através do Ministério do Trabalho.
 
Fonte: Secom Itajaí 

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS