domingo, 23 de junho de 2024
Geral
29/05/2024 | 15:11

31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco chama a atenção para público jovem

A campanha deste ano do Dia Mundial sem Tabaco, celebrada em 31 de maio, está focada na conscientização sobre o consumo de dispositivos eletrônicos por crianças e jovens. Com o tema “Proteção das Crianças contra a Interferência da Indústria do Tabaco”, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a iniciativa alerta para os perigos desses produtos, que são altamente nocivos para a saúde e causam dependência cada vez mais cedo.
 
Pedro Olivo Netto, médico pneumologista do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, destaca a urgência da questão. “Sabemos que hoje os jovens podem começar usando dispositivos eletrônicos, que já são muito prejudiciais para a saúde, e têm um risco maior de se tornarem tabagistas na vida adulta. Precisamos trabalhar muito na conscientização para evitar essa armadilha, que traz muitos prejuízos para a saúde”, afirma o Dr. Pedro.
 
O impacto do tabaco na saúde global é devastador. Anualmente, é responsável por 8 milhões de mortes no mundo, incluindo 1 milhão nas Américas. Ele está associado a um número significativo de doenças, como enfisema pulmonar, bronquite, acidente vascular encefálico, osteoporose, câncer em diversas partes do organismo e doenças cardiovasculares. “Por conta disso, as pessoas que fumam devem parar de fumar”, completa o médico.
 
O tratamento para parar de fumar é individualizado, dependendo da necessidade de cada pessoa.  Ele pode ser feito através do aconselhamento médico nas consultas, medicações que podem auxiliar no processo ou em grupos, por exemplo.

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS