terça, 18 de junho de 2024
Saúde
27/05/2024 | 10:24

Central de Triagem da Dengue tem redução considerável nos atendimentos e encerra suas atividades a partir de segunda-feira (27)

A Prefeitura de Penha, por meio da Secretaria de Saúde, divulga o encerramento das atividades da Central de Triagem da Dengue a partir de segunda-feira (27). A decisão foi tomada após considerável queda no número de atendimentos de pacientes no local - aberto para desafogar as demandas do Pronto Atendimento 24h.
 
A Central foi criada especificamente para assistência aos pacientes com sintomas da doença, instalada na Colônia dos Pescadores. Segundo dados da Saúde de Penha, no mês de março foram 5.571 atendimentos gerais, no mês de abril 6.901 e até quinta-feira (23), foram 1.828 atendimentos no mês de maio.
 
“O local atendeu perfeitamente as necessidades da população, principalmente no mês de abril, que tivemos o pico da doença aqui na cidade. Ofertamos neste período diagnóstico, testes rápidos, hidratação e tratamento, além de toda a equipe à disposição. Agora, decidimos encerrar as atividades porque entendemos que os atendimentos podem ser supridos no PA ou nas UBS’s, otimizando os recursos que estávamos colocando na Central de Triagem em outros equipamentos da saúde”, pontua a Secretária de Saúde, Bárbara Juma Lugogo.
 
Com o inverno chegando, a Saúde também já se prepara para vacinação contra H1N1 e Covid.
 
SINTOMAS E TRATAMENTO
 
Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno. No entanto, após o período febril deve-se ficar atento. Com o declínio da febre (entre 3° e o 7° dia do início da doença), sinais de alarme podem estar presentes e marcar o início da piora no indivíduo. 
 
O tratamento é baseado principalmente na reposição de líquidos adequada. Por isso, conforme orientação médica, em casa deve-se realizar: repouso, ingestão de líquidos, não se automedicar e procurar imediatamente o serviço de urgência em caso de sangramentos ou surgimento de pelo menos um sinal de alarme e retorno para reavaliação clínica conforme orientação médica.
 
COMO EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO
 
Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos, devem procurar atendimento médico o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas. 
 
Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mantenha caixas, tonéis e barris de água bem tampados, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios e se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo e facilite a entrada dos agente endêmicos nos imóveis.

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS