quinta, 20 de junho de 2024
Geral
24/05/2024 | 21:25

Curso de Moda da Udesc Ceart confecciona roupas de cama e vestuário para doação ao Rio Grande do Sul

Foto: Júlia Eduarda Zonta / Udesc
 
Neste mês de maio, o curso de Moda do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc organiza um mutirão para confeccionar roupas de cama e vestuário para moradores das regiões atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul. O projeto, batizado de Agulhas Solidárias, tem a participação de estudantes, professores e egressos do curso da Moda (graduação e mestrado), além de voluntários de outros cursos do Ceart e da comunidade externa. Já foram confeccionados mantas, lençóis, fronhas, camisetas, elásticos de cabelo e outras peças destinadas a adultos e crianças.
 
As atividades começaram no primeiro fim de semana do mês, nos dias 11 e 12, e continuam por tempo indeterminado. Rayssa Scherer Centenaro, estudante da 7ª fase e responsável pela iniciativa, explica que os tecidos para a fabricação das peças foram doados por empresas da indústria têxtil e também pela comunidade. “Recebemos malhas para a confecção de peças íntimas infantis e adultas e estamos em contato com outras empresas para conseguirmos mais tecidos”, conta.
 
“Como realizo projetos de extensão em parceria com empresas do setor têxtil, comecei a solicitar doações de tecidos. Com a ajuda das alunas e de suas redes de contatos, foi expandida a solicitação de doações de materiais”, explica o coordenador do curso de Moda da Udesc Ceart, professor Lucas da Rosa. O docente também coordena o Laboratório Experimental de Desenvolvimento de Produto de Moda (LabProModa), onde funciona o Atelier de Confecção de Vestuário — local  que recebe as atividades voluntárias nos finais de semana.
 
Até o momento, foram recebidas doações de materiais da empresa Renaux View, para a confecção de mantas e cobertores; do Grupo Lunelli, para peças íntimas infantis; do Grupo Marlan, para roupas de cama; da Wondersize, para peças plus size; e da Santex Têxtil, que doou elásticos Jacquard. Além disso, alunas do Ceart que possuem pequenos negócios também apoiam a ação com tecidos para lençóis e fronhas. “A partir disso, iremos continuar o mutirão para confeccionar mais peças para serem doadas”, destaca o professor.
 
Além dessa, os estudantes da Udesc Ceart organizam outras ações para ajudar o estado vizinho. “A aluna da graduação de Moda, Julia Eduarda Zonta, e o aluno do PPGModa/Udesc, Mateus Aparecido de Moraes, estão planejando uma oficina de crochê para produzir toucas e cachecóis. Também estamos tentando desenvolver um projeto que dure mais tempo para ajudar de forma continuada”, destaca Rayssa. Para ela, o trabalho dos voluntários é essencial neste momento. “A universidade é pública e precisa estar disponível para ajudar a nossa comunidade sempre que necessário, ainda mais em uma situação de calamidade pública”, disse.
 
Como ajudar
 
Pessoas interessadas em se voluntariar e empresas interessadas em realizar doações podem entrar em contato com o Departamento de Moda pelo e-mail moda.udesc.ceart@gmail.com e pelo Instagram @dmo.udesc.ceart. O grupo também se organiza via WhatsApp. 
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS