terça, 18 de junho de 2024
Polícia
24/05/2024 | 21:18

Polícias Civis de SC e de GO recuperam carga de 90 toneladas de frango congelado em Itajaí

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, recuperou na cidade de Itajaí uma carga de 90 toneladas de frango congelado. A ação faz parte de ação conjunta entre a PCSC e a Polícia Civil de Goiás.
 
Em 30/04/2024, um grupo criminoso de atuação interestadual praticou, na cidade de Bela Vista de Goiás/GO, crimes de estelionatos que resultaram na subtração de nove cargas de galinha congelada. A ação criminosa causou um prejuízo de R$ 1.850.000,00 à vítima.
 
Para perpetrar o golpe, um dos integrantes da quadrilha se identificou como representante comercial de grandes redes de supermercados do estado de São Paulo. Em seguida, realizou tratativas para aquisição de grandes quantidades de produtos do gênero alimentício, especialmente carnes bovinas e de frango.
 
Com a negociação efetivada, as cargas foram coletadas na empresa vítima que, somente após algumas semanas, na ocasião da liquidação dos boletos gerados, conseguem identificar que foram vítimas de um golpe. Com o não pagamento dos boletos, a vítima entra em contato com a rede de supermercado “compradora”, ocasião em que é informada que a compra não foi reconhecida.
 
Para dar aparência de legalidade à carga subtraída, o grupo providenciava Notas Fiscais fornecidas por empresas noteiras. Com essas notas, as cargas eram transportadas normalmente pelas rodovias federais e estaduais, esquivando-se da fiscalização das polícias que atuam de forma ostensiva nas estradas.
 
A Polícia Civil de Goiás iniciou as investigações e em ação integrada com a Polícia Civil de Santa Catarina e identificaram o modo de agir costumeiros dos criminosos e a possível localização de parte das cargas obtidas ilicitamente.
 
Com análise dos dados coletados e vínculos identificados, a equipe de investigação da DFRC/DEIC, coordenada pelo Delegado de Polícia Osnei Valdir de Oliveira, empreendeu diligência no bairro Espinheiros em Itajaí e apreendeu 90 toneladas de carga de frango congelado. A carga estava em um armazém de estocagem. A empresa que estocava os produtos não tinha conhecimento de que se tratava de um produto de origem ilícita.
 
Durante a ação, além da carga recuperada, foi preso em flagrante delito um dos integrantes do grupo criminoso, pela prática dos crimes de receptação qualificada e uso de documento falso, sendo sua prisão convertida em prisão preventiva após representação do Delegado de Polícia. A ação contou apoio de policiais civis da Divisão de Investigação Criminal de Porto União.
 
Fonte: Polícia Civil Itajaí

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS