terça, 18 de junho de 2024
Geral
23/05/2024 | 22:02

Município promove 2º Seminário de Enfrentamento às Violências na Infância e Adolescência

O Município de Itajaí, por meio das secretarias de Educação e Saúde e da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência (RAIPSV), e com apoio da OAB de Itajaí, Polícia Civil, COMDICA e Conselho Tutelar, promove o 2º seminário “Enfrentamento às Violências na Infância e Adolescência: Proteção e Combate aos Crimes Virtuais”. O evento acontece nesta quinta-feira (23), no auditório da Secretaria de Educação de Itajaí e conta com cinco palestrantes na programação. Pela manhã, as contribuições foram no âmbito jurídico e, no período vespertino (13h30 às 17h30), as palestras estarão apoiadas no campo da psicologia. Para acessar a programação completa do seminário, é só fazer o download do documento disponível no final desta matéria.
 
“Com este seminário propomos ampliar as discussões, bem como realizar alguns encaminhamentos. Entendemos o quão importante é o papel da escola na proteção e orientação de nossas crianças, pois somos um lugar de escuta e acolhimento e a colaboração das unidades de ensino como meio transformadores de contextos”, disse a supervisora de Assistência ao Educando – Saúde Escolar, Ana Paula Rudolf.
 
O Seminário compõe o plano de trabalho do programa de Saúde Escolar e da RAIPSV, com objetivo de promover reflexões e auxiliar as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino para seus encaminhamentos cotidianos. O evento está ancorado na Lei nº 9.970/2000, que institui o dia 18 de maio como o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data é uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no território brasileiro e já alcançou centenas de municípios do país.
 
“Aqui em Itajaí estamos sempre em trabalho conjunto com a Secretaria de Educação, porque entendemos que é fundamental essa preocupação mútua das secretarias municipais, para conseguirmos combater os crimes e sabermos o que fazer em uma situação de violência contra crianças e adolescentes. Agora, estamos no Maio Laranja, mês de conscientização sobre violência infanto-juvenil, e a discussão se faz ainda mais importante. É preciso estarmos com olhos e ouvidos atentos", destacou o diretor executivo da Secretaria de Saúde, Gustavo Pereira.
 
Nesta semana, o Município de Itajaí, por meio da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência (RAIPSV) e em parceria com as Secretarias de Tecnologia e Saúde, lançou o Portal Rede de Enfrentamento às Violências contra Criança e Adolescente, que reúne diversas informações, como a geolocalização de serviços de proteção e formas de denúncia. Para acessar o Portal é só clicar aqui.
 
Violência Infantil e Crimes Digitais
 
A doutora em Ciência Jurídica, Ana Luiza Colzani, foi a primeira palestrante do seminário na manhã desta quinta-feira (23) e apresentou alguns dados da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA): 92% de pessoas entre 9 e 17 anos usam internet diariamente (24,4 milhões); 86% possuem perfil em rede social e 96% se ampliarmos para a faixa etária dos 15 aos 17 anos; 78% estão no WhatsApp; 64% no Instagram; 60% têm acesso ao Tik Tok; 66% começaram a usar as redes sociais antes dos 12 anos de idade; e o mais alarmante dos dados apresentados: 50% dos pais ou responsáveis não acompanham as atividades on-line das crianças.
 
A segunda palestrante da manhã foi a advogada Grazielle Pereira, que falou sobre o trabalho e o compromisso da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente, da OAB de Itajaí.
 
Canais de denúncia
 
Em caso de denúncias, os professores, diretores ou qualquer pessoa que tenha observado algum ato de violência, deve entrar em contato com o órgão competente, como o Disque Direitos Humanos 100; 181 – Polícia Civil; 190- Polícia Militar; 180 – Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência ou ainda a Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí – (47) 3249-5541. O telefone do Plantão do Conselho Tutelar também está à disposição (47) 99945-8674. 
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS