quinta, 20 de junho de 2024
Geral
22/05/2024 | 20:14

Com a participação do governador do Estado, lanço na praia da Barra da Lagoa captura milhares de tainhas

Fotos: Roberto Zacarias/Secom
 
O governador Jorginho Mello esteve com pescadores da praia da Barra da Lagoa, na manhã desta quarta-feira, 22, em Florianópolis, para acompanhar um lanço para a captura de tainhas. A rede de pesca foi lançada ao mar por volta das 7h30 da manhã e após três horas foi trazida para a areia com aproximadamente 10 mil tainhas, segundo as estimativas dos pescadores.
 
Conforme a tradição, o peixe é dividido entre os pescadores que integram o rancho que realizou o lanço. Quem ajudou a puxar a rede também ganhou uma tainha.
 
“Tive sorte hoje e fui pé quente com essas milhares de tainhas que foram pescadas. Eu criei a Secretaria da Pesca e Aquicultura para fomentar e ajudar o nosso pescador. Estamos aqui participando desse momento para prestigiar essas pessoas que vivem da pesca e tiram seu sustento do mar”, destacou o governador Jorginho Mello.
 
A mobilização, no Rancho do Saragaço, envolveu cerca de 20 pescadores e também contou com a presença de outras autoridades como o secretário da Aquicultura e Pesca, Tiago Bolam Frigo e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
 
A pesca de arrasto de praia é uma tradição de Santa Catarina e mobiliza todos os anos centenas de pescadores em todo o litoral. Eles ficam abrigados em ranchos de pesca na beira da praia esperando a época das tainhas para jogar a rede no mar. A tradição é passada de geração para geração e e faz parte da origem açoriana.
 
“Desde que criou a Secretaria da Aquicultura e Pesca (SAQ), o governador Jorginho Mello tem nos apoiando muito, apoiado o pescador. Já tivemos conquistas importantes como reverter a proibição do cerco traineira que conseguimos para esse ano, aumentamos um pouco a cota do emalhe anilhado e continuamos firmes apoiando o pescador”, reforçou o secretário Tiago Bolan Frigo.
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS