terça, 18 de junho de 2024
Saúde
22/05/2024 | 20:06

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite inicia na segunda-feira (27)

A Secretaria de Saúde de Itajaí inicia, na próxima segunda-feira (27), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A iniciativa busca incentivar a comunidade a atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos para prevenir o contágio da doença. A ação vai ocorrer até o dia 14 de junho, em 31 salas de vacina da cidade - confira a localização e os horários de funcionamento neste link. https://itajai.sc.gov.br/l/horario-salas-de-vacina
 
As crianças com menos de 1 ano de idade serão imunizadas com o esquema primário, que prevê três doses da vacina contra poliomielite. Enquanto as crianças entre 1 e 4 anos receberão a vacina oral (gotinha), desde que já possuam as três doses do esquema básico. A estimativa do Município é vacinar 18.500 crianças de 1 a 4 anos.
 
Para receber as doses, basta levar as crianças de 1 ano a menores de 5 anos até uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação ou documento de identidade. A vacina contra poliomielite é ofertada durante todo o ano nas salas de vacina das unidades de saúde de Itajaí. 
 
Sobre a poliomielite
 
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus. A condição pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas. A pólio pode causar paralisia e até mesmo a morte, mas a maioria das pessoas infectadas não fica doente e não manifesta sintomas.
 
Segundo o Ministério da Saúde (MS), o Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Contudo, a doença corre grande risco de ser reintroduzida no país, principalmente devido à baixa cobertura vacinal.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS