domingo, 23 de junho de 2024
Geral
21/05/2024 | 22:08

Governo do Estado autoriza contratação do Plano Estadual de Logística de Transporte

Fotos: Roberto Zacarias/Secom
 
O governador Jorginho Mello assinou nesta terça-feira, 21, a ordem de serviço para a elaboração do Plano Estadual de Logística de Transporte, o PELT. O trabalho será realizado pela Infra SA e a partir deste estudo o Estado terá um documento que fundamentará as ações públicas necessárias para que os diferentes modais de transporte possam atender as demandas da economia catarinense.
 
O contrato tem o valor de R$ 4.257.295,04 e os recursos serão repassados pela SC Participações e Parcerias S.A. provenientes de dividendos recebidos do Porto de Imbituba.
 
“Ele é importante porque vai dar uma radiografia precisa do que o Estado necessita para crescer, em que região, em que forma, em que tipo de modal porque hoje a gente trabalha conforme demanda. Esse plano vai ser uma cartilha a ser seguida. Qualquer governo que se valoriza um pouquinho tem que ter rumo e é o que nós estamos fazendo aqui. Isso vai fazer bem para a indústria, para quem produz, para quem gera emprego, por que isso é construir obras com inteligência e com certeza de que ali é o melhor lugar, ali é necessário por todas as justificativas que poderão ter”, explicou o governador Jorginho Mello.
 
A elaboração do PELT visa principalmente a análise da situação atual e o planejamento futuro de investimentos em todos os modais de transporte com ênfase para cargas destinadas e provenientes do comércio exterior. Sua elaboração requer um processo de análise criteriosa, diagnóstico preciso e planejamento estratégico, com foco na logística empresarial, em infraestrutura e facilitação do comércio. A INFRA S.A. terá 18 meses para a conclusão do trabalho.
 
“O PELT, como sabemos, representa um instrumento de fundamental importância para o desenvolvimento econômico e social de nosso estado. Com esse estudo teremos informações importantes para nortear o planejamento logístico de Santa Catarina. E o mais importante de tudo é que nós estamos tratando de Santa Catarina, não como um projeto de governo. O governador Jorginho tá cuidando de um projeto de estado”, acrescenta o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins.
 
“O estado é importante pela sua estratégica posição no país, com um grande litoral, grande extensão de rodovias, um grande fluxo de cargas pelo seu potencial industrial, pelo seu potencial de agricultura, de transporte de passageiros. Então é uma grande honra pra nossa equipe técnica, o nosso corpo técnico da Infra S/A, uma empresa estatal, participar desse projeto”, falou o diretor de planejamento da Infra S.A. Cristiano Della Giustina.
 
A atualização do PELT foi uma das demandas sugeridas a partir do Grupo de Trabalho (GT) das Ferrovias, instituído pela SPAF em 2023. O grupo reúne as principais entidades de classe do Estado e atores diretos da logística de transportes. A proposta foi levada ao governador Jorginho Mello, que autorizou a contratação.
 
“Hoje é um dia histórico para Santa Catarina, resolve uma questão fundamental para a competitividade que é a nossa infraestrutura de transporte. O transporte é um componente importante no custo das indústrias, então melhorando a infraestrutura dará competitividade a nossa indústria que já tem uma participação importante na produção de riqueza do estado e na geração de emprego”, disse o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar.
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS