domingo, 23 de junho de 2024
Geral
21/05/2024 | 11:00

O papel das abelhas para a segurança alimentar

– Um terço dos alimentos produzidos no mundo dependem de polinização. Diferentes estudos comprovam que mais de 75% das 115 principais espécies de culturas em todo o mundo dependem desse processo para a reprodução -- algumas pesquisas indicam que o percentual pode ser ainda maior.[AV1] Os principais polinizadores podem ser divididos entre insetos e fatores naturais, como a água e o vento. Mas a maior incidência do processo é de responsabilidade dos insetos, sendo a abelha o principal deles. 
 
As abelhas, que neste dia 20 têm uma data mundial estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), são essenciais para a agricultura, pois aumentam a produtividade e melhoram a qualidade da produção. O volume da produção agrícola dependente de polinizadores naturais aumentou 300% nos últimos 50 anos. “Existe uma relação fundamental entre as abelhas e a agricultura”, comenta Cláudia Quaglierini, líder de Sustentabilidade e Stewardship da CropLife Brasil, associação que reúne empresas, especialistas e instituições que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para produção sustentável. 
 
A soja, em particular, agradece a presença das abelhas. A flor de soja contém néctar com açúcares e outras substâncias as quais as abelhas precisam para o desenvolvimento das colmeias. O mel de soja é de excelente qualidade, de acordo com especialistas, e a aceitação no mercado é alta, com forte demanda da indústria alimentícia e dos consumidores que usam o produto em refeições.
 
Uma planta de soja possui mais de 50 flores, a depender de fatores como clima, cultivo e solo. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a produção de néctar pode passar de 6 litros por dia por hectare. Com 20 dias de floração plena são 120 litros de néctar que as abelhas podem carregar para as colmeias. Apicultores que posicionam apiários perto de lavouras podem colher até 50 kg de mel por colmeia durante a florada da soja. Isso é maior que o dobro da média nacional, que é de 19 kg de mel por ano, por caixa. De acordo com a Embrapa Soja, há um aumento de produtividade da soja, entre 13% e 17%, com a visita de abelhas ao cultivo durante a florada.
 
Dados baseados em valores de produção do IBGE (2021) atestam que o valor da polinização realizada por animais gera quase US$ 42 bilhões para a agricultura brasileira. “Por meio da polinização das flores, as abelhas contribuem para o aumento da produtividade das plantações e para a melhoria da qualidade de frutos e sementes, em diversas culturas”, afirma ainda Cláudia Quaglierini. “As abelhas, que muitas vezes são vistas apenas pela produção apícola, têm um papel muito mais amplo e, como os principais agentes polinizadores naturais, são fundamentais para a produção agrícola e para a produção de alimentos brasileira.”

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS