sexta, 19 de julho de 2024
Geral
21/05/2024 | 08:21

Imóveis em toda a área urbana de Itajaí podem ter falta D'agua

Pode haver falta de água ou baixa pressão em toda a área urbana de Itajaí na noite desta segunda-feira (20), principalmente em regiões altas e em imóveis sem reservatórios individuais. O alto consumo registrado ao longo de todo o dia de hoje não permitiu que o sistema de tratamento e distribuição se recuperasse dos impactos das enxurradas no rio Itajaí-mirim. 
 
A principal Estação de Tratamento de Água (ETA) de Itajaí, localizada no bairro São Roque, está operando em cerca de 91% de sua capacidade, liberando uma média de 1.153 litros por segundo (l/s). A segunda maior, chamada Arapongas, contribui com 106 l/s atualmente. Esse total está sendo superado pela demanda da população, não permitindo que os reservatórios sejam preenchidos e a rede estabilizada.
 
Todas as bombas de recalque (boosters), responsáveis por enviar água tratada aos pontos altos da cidade, desligaram automaticamente por pressão insuficiente na rede. Nossa Senhora das Graças, Morro da Cruz, Brava e Cabeçudas são alguns dos principais impactados por essas circunstâncias.
 
As dificuldades começaram na tarde de sábado, quando a turbidez no ponto de captação se elevou bruscamente, chegando a um pico de 1.964 unidades de turbidez (ntu) no domingo, quase vinte vezes acima do limite padrão para tratamento. A última medição, realizada às 17h30 de hoje, foi de 690 ntu, uma melhora gradual, mas que ainda implica em limitações na produção, principalmente pela necessidade de interrupções frequentes para a limpeza de filtros e decantadores.
 
O principal desafio continua sendo o alto consumo e a recomendação é de uso de água apenas para as necessidades essenciais e inadiáveis. “Quanto mais racional a utilização, melhor a distribuição na rede e mais imóveis conseguem garantir suas atividades básicas” acrescenta José Adriano Kielling, Engenheiro Químico responsável pelas ETAs do Semasa.
 
Fonte: Secom Itajaí
 

JORNAL IMPRESSO
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024
21/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS