A Univali - Unidade Penha, executora do Trecho 4 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), informa que no início desta tarde, a equipe da R3 Animal, também executora do projeto, realizou os procedimentos para a transferência do golfinho da espécie Stenella sp., encalhado vivo em Itapema (SC), para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), em Florianópolis (SC).
O mamífero, um indivíduo juvenil de aproximadamente dois metros de comprimento, se manteve responsivo e estável durante todo o tempo em que esteve monitorado, porém está debilitado e magro. Um dos principais acompanhamentos realizados pela equipe veterinária para concluir o diagnóstico, foi o monitoramento da frequência cardíaca e respiratória do animal.
O aparecimento desta espécie na costa não é comum. O encalhe de animais marinhos em praia, na maioria das vezes, ocorre devido as condições de saúde, muitas vezes quando já estão debilitados.
Ressaltamos que os golfinhos são animais extremamente sensíveis, o atendimento exige cautela para que o animal não fique estressado e assim manter as condições de saúde favoráveis. As equipes são preparadas e treinadas para este tipo de ocorrência para garantir o bem-estar animal.
A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
Fotos: Ingrid Ferreira Tomimitsu
Fonte: Univali