terça, 18 de junho de 2024
Esportes
16/05/2024 | 13:45

Morre o radialista Washington Rodrigues, o Apolinho, aos 87 anos

Morreu na noite desta quarta-feira (15), no Rio de Janeiro, aos 87 anos, o apresentador e comentarista esportivo Washington Rodrigues, o Apolinho, integrante da equipe de esportes da Super Rádio Tupi.
 
Apolinho estava internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, em tratamento de um câncer.
 
Washington Rodrigues nasceu em 1º de setembro de 1936, no Rio, e é considerado um dos ícones do jornalismo esportivo no Brasil. Na carreira, passou ainda por rádios Globo, Nacional e Guanabara.
 
Na Rádio Tupi, Washington Rodrigues comandava o tradicional Show do Apolinho, com informação e bom humor. Por muito tempo, ele dividiu o espaço com o amigo e locutor Luiz Penido.
 
Além de comandar o Show do Apolinho, o jornalista assinava a ‘Palinha do Apolinho’ no Giro Esportivo, além do quadro ‘Geraldinos & Arquibaldos’.
 
Comandou o Flamengo em 1995
 
Numa das histórias mais inusitadas do futebol brasileiro, Apolinho assumiu o cargo de técnico do Flamengo em 1995 a convite do então presidente Kléber Leite. Além de estar à frente do time no Campeonato Brasileiro e na Supercopa, sua missão era unir o elenco, repleto de estrelas, dentre elas Romário, Edmundo e Sávio.
 
Sem nenhuma formação de Educação Física ou treinador, Apolinho foi auxiliado na função por Artur Bernardes e Paulo César Gusmão.
 
Ao todo, o comentarista, que era flamenguista assumido, comandou o clube do coração em 26 jogos e conquistou 11 vitórias, oito empates e foi derrotado sete vezes. Naquele ano, o Rubro-Negro terminou o Campeonato Brasileiro em 21º lugar (dentre 24 times) e foi vice-campeão da Supercopa dos Campeões da Libertadores, ao perder o título para o Independiente da Argentina.
 
Aquele time do Flamengo tinha jogadores como Paulo César Borges, Fabiano, Cláudio, Ronaldão, Lira, Márcio Costa, Marquinhos, Djair, Nélio, Romário, Edmundo, Sávio, Aloísio Chupala, Uéslei e Rodrigo Mendes.

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS