terça, 18 de junho de 2024
Cultura
15/05/2024 | 21:42

Exposição apresenta série de fotografias e de textos na Casa da Cultura

Na quarta-feira (22), às 19h, abre para visitação, na Galeria 2 da Casa da Cultura Dide Brandão, a exposição “se você sonha com nuvens”, de Nestor Varela. A mostra apresenta desdobramentos da publicação homônima do autor, que é composta por uma série de fotografias de nuvens e uma série de textos sobre memórias, ficções e relações permeadas pela presença da imagem de nuvens e de anuviamentos virtuais.
 
As fotografias da publicação foram registradas pela janela do quarto do artista e expõe a paisagem de Itajaí e as nuvens que se apresentam acima dela. A série fotográfica cria uma paisagem panorâmica, uma grande nuvem horizontal que se estende pelo espaço ou que se dobra dentro de si. Já os fragmentos de textos, apresentam-se como pequenas nuvens, amontoados de palavras e frases curtas que constroem um céu nebuloso e discorrem sobre memórias de infância permeadas por nuvens, procedimentos de criação do trabalho e relações de físicas e de formação das nuvens.
 
A publicação apresenta-se no espaço impresso por meio da construção de um livro sanfonado, que permite que as páginas se desdobrem e ocupem um espaço de mais de sete metros de comprimento. Como livro não cabe em si, ao mesmo tempo que é um objeto compacto, pode se apresentar em uma casa que comporte toda sua dimensão. A exposição é constituída pela publicação, por fragmentos de materiais da publicação e por outros trabalhos construídos durante o processo de pesquisa, investigação e criação do livro. A mostra é a apresentação de uma paisagem mutável que se estrutura a partir da fotografia e do texto.
 
A mostra “se você sonha com nuvens” foi contemplada no edital de ocupação das galerias (022/2023) e seguirá em exibição até o dia 11 de junho. A visitação é gratuita e aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, e aos sábados das 9h às 13h.
 
Sobre o artista
 
Nestor Varela é natural Lages (SC) e reside atualmente em Itajaí (SC). Além de artista visual, é produtor e mediador cultural. Graduado em Fotografia e mestrando em Artes Visuais. Tensiona seus trabalhos a partir do espaço do registro íntimo e pessoal. Investiga temas acerca do corpo: corpo público e privado, corpo e cotidiano, corpo e memória e corpo e linguagem. Utiliza-se de fotografias, performances, processos de escrita, instalações e publicações, com desdobramentos em espaços físicos e virtuais.
 
Serviço:
Exposição “se você sonha com nuvens”, de Nestor Varela
Abertura: 22 de maio (quarta-feira), 19h
Visitação até o dia 11 de junho – de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h
Galeria 2 da Casa da Cultura – Rua Hercílio Luz, nº 655, Centro
Entrada franca
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS