terça, 18 de junho de 2024
Educação
15/05/2024 | 21:40

Estudantes de Itajaí participam da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Sessenta alunos da Escola Básica Maria Rosa Helene Schulte, do Espinheiros, participam da 16ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que teve início nesta segunda-feira (13). Pela primeira vez a competição teve inscrição gratuita para todas as escolas públicas e bateu recorde com 51.237 equipes inscritas e mais de 200 mil participantes de todo país.
 
Cada equipe participante do evento é formada por um professor de História e três alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou Ensino Médio. A Escola Básica Maria Rosa Heleno Schulte participa do evento com 20 equipes, e tem o apoio e a orientação do professor de História, Tiago Nilson da Silva.
 
“Estou muito emocionado. É um momento histórico para a educação de Itajaí: participar de um evento nacional com um número expressivo de estudantes. Além de possibilitar o desenvolvimento da aprendizagem histórica em um formato inovador. Agradeço o incentivo das diretoras Gabriela e Jucélia, o auxílio do técnico de informática, com o instrutor Jaison. Ter uma escola com um laboratório de informática e com o trabalho de equipe realmente faz toda diferença”, destaca o professor Tiago Nilson da Silva.
 
A primeira etapa da Olimpíada segue até sábado (18). A divulgação das equipes selecionadas para a fase final será no dia 28 de junho.
 
Ao todo, são realizadas seis fases on-line com duração de uma semana cada. A final presencial ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto, na Unicamp, em Campinas (SP). As provas preveem questões de múltipla escolha e realização de tarefas.
 
O conteúdo apresentado nas questões permeia, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, etc. O formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou nos livros didáticos.
 
Novidades para 2024
 
Neste ano, serão oferecidas bolsas de Iniciação Científica Júnior para estudantes de escolas públicas, de acordo com os critérios estabelecidos pelo CNPq. A bolsa tem duração de até 12 meses e valor de R$ 300,00. Como contrapartida, os alunos contemplados deverão participar de, ao menos, um dos projetos da Olimpíada Nacional em História do Brasil realizados em 2024 e 2025.
 
Uma mudança importante prevista em 2024 é a separação da concorrência das equipes por níveis. Ou seja, os grupos formados por estudantes do ensino fundamental irão competir com equipes compostas por alunos do fundamental. Já os grupos formados por estudantes do ensino médio irão concorrer com os demais alunos do ensino médio. A prova é a mesma para todos e o novo formato pretende criar maior equilíbrio entre os participantes. 
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS