quinta, 20 de junho de 2024
Política
15/05/2024 | 21:11

ALESC repercute a tragédia do RS e a importância da política de prevenção

A sessão ordinária desta quarta-feira (15) repercutiu a tragédia climática que devastou o Rio Grande do Sul, que até o momento contabilizou 600 mil desabrigados, e mais de dois milhões de vidas impactadas. Os parlamentares destacaram a mobilização solidária dos catarinenses, que estão atuando em todas as frentes em prol do povo gaúcho. 
 
“Santa Catarina abraçou o Rio Grande do Sul”, destacou o deputado Fabiano de Luz (PT), que chamou a atenção para a migração da população vizinha para o Estado catarinense depois dessa tragédia. O parlamenta também destacou a importante de ajudar o Rio Grande do Sul.  
 
“Precisamos aprender a tratar o migrante como cidadão que saibamos acolher essas pessoas. A humanidade precisa de mais seres humanos. O Brasil inteiro está unido e Santa Catarina ainda mais ao liderar essa união de esforços, de agentes públicos e voluntários, e fazendo toda a diferença”, comentou o parlamentar.
 
Ele avalia que vai demandar muito tempo para que o Rio Grande do Sul supere essa tragédia.
 
Para o deputado Napoleão Bernardes (PSD), tudo o que aconteceu no Rio Grande do Sul mostra uma faceta humana de um coração gigante que se desdobra em fazer o bem, com empatia. “Essa tragédia se transformou em uma demonstração da generosidade humana. Por outro lado, infelizmente, revela o seu lado negativo, de uma minoria de pessoas, que dissemina informações falsas, propaga o ódio e instaura  o caos”, pontuou.
 
Para ele, na cesta básica para os atingidos, além dos remédios, água e alimentos, deveria ser colocado o rádio à pilha. “As pessoas atingidas estão pedindo o famoso radinho a pilha, que chega com informação, com credibilidade e veracidade, nesse momento de desesperança”, avaliou, destacando a importância do rádio para a vida das pessoas. “Em Santa Catarina, 70% da população escuta rádio”, destacou.
 
Povo pelo povo
 
O deputado Fernando Krelling (MDB) parabenizou os voluntários catarinenses que estão mobilizados em prol da população gaúcha. “A solidariedade do povo catarinense é gigantesca e se manifestou, mas o Poder Público estadual também está presente. Em todos os cantos de nosso Estado, tem catarinenses engajados para ajudar o Rio Grande do Sul”, avaliou. “Parabéns a todos os voluntários, bombeiros voluntários de Joinville, a minha equipe, que esteve lá para ajudar também”, disse.
 
O parlamentar também fez um pedido: “São fenômenos climáticos extremos que estão cada vez mais presentes e recorrentes na vida da população e vejo ainda pessoas brigando por questões políticas. Não vamos usar a tragédia do Rio Grande do Sul para o extremismo político. Os números de desabrigados chegam a 600 mil sendo praticamente toda a população de Joinville”.
 
O deputado Nilso Berlanda (PL) destacou que a mobilização de Santa Catarina é imensa. “Todos estão empenhados. Nossas 200 lojas também estão engajadas nas doações”, disse.
 
Fonte: ALESC

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS