terça, 18 de junho de 2024
Geral
15/05/2024 | 17:47

Caviar de alga? Senac SC apresenta inovações gastronômicas no 39º CNSE em Balneário Camboriú

O Senac Santa Catarina marca presença no 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), que está acontecendo em Balneário Camboriú entre os dias 15 e 17 de maio, com um estande dedicado à gastronomia inovadora. A instituição apresenta receitas criativas e saborosas utilizando a alga Kappaphycus alvarezii, fruto de pesquisa do Projeto Macroalgas, em cooperação técnica com a Epagri.
 
O público presente no evento tem a oportunidade de degustar pratos elaborados com a alga, além de aprender como integrá-la à sua alimentação. O estande oferece demonstrações culinárias com chefs e professores renomados do Senac, que revelam as propriedades nutritivas e a versatilidade da Kappaphycus alvarezii na criação de pratos diversos.
 
“Caviar” de alga
 
Um dos destaques é o caviar de alga. Ele é feito a partir da técnica de esferificação da gastronomia molecular. É obtido um gel, por meio da alga, em que são adicionados aromáticos que trarão o sabor desejado às esferas de caviar, de acordo com a combinação que se deseja fazer nos pratos.
 
Alguns exemplos já foram produzidos pelas professoras de gastronomia do Senac: caviar de ervas aromáticas (cebolinha, salsinha e alho) foi utilizado para trazer mais sabor a um consommè feito com caldo de frango; outro exemplo, um caviar oriental, feito com shoyu, mel e óleo de gergelim, foi feita uma harmonização com ostras in natura.
 
“O caviar de alga é um produto vegano, o que amplia a base de consumo deste produto, além de ser mais sustentável em relação ao caviar tradicional e mais acessível economicamente”, comenta a analista de projetos educacionais do Senac SC, Nathália Bernardinetti.
 
Além do caviar, no estande haverá demonstrações de receitas com a alga, realizadas pelas professoras e chefs Maria do Nascimento Garcia e Aline Lopes.
 
Cronograma:
 
15/05 – Carbonara, às 14h30 e às 16h30
 
16/05 – Ceviche de banana da terra, às 11h00 e às 16h30
 
17/05 – Manjar de coco com calda de ameixa, às 10h30
 
Além dessas demonstrações do caviar de alga, o Senac também levará outras preparações que enaltecem as propriedades da alga na gastronomia, como a focaccia, o cookie, a maionese de alga e outras que trazem um sabor de alga para as preparações, como a manteiga de alga.
 
Senac no 39º CNSE
 
O Senac SC está presente com força total no 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú. Durante os três dias de evento, a instituição apresentará inovações na área da gastronomia, tecnologia, saúde, além do atendimento corporativo, buscando soluções educacionais para empresas e entidades.
 
Sobre o Senac SC
 
Há 76 anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Santa Catarina capacita os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, e também atua no desenvolvimento e na qualificação de gestores públicos e empresários. Presente em todas as regiões do Estado, o Senac SC possibilita às pessoas a construção de uma carreira sólida, com a oferta de cursos que vão desde a formação inicial e continuada até cursos superiores, pós-graduação e EAD.

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS