domingo, 23 de junho de 2024
Geral
11/05/2024 | 16:36

Edutran intensifica atividades educativas na programação do Maio Amarelo

A Diretoria de Educação para o Trânsito (Edutran), da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran), intensificou as atividades direcionadas à educação para o trânsito neste mês de maio. As ações são voltadas ao movimento do Maio Amarelo e incluem blitze educativas, palestras, seminários intermunicipais e programas como o Itajaí Moto Segura e o Motorista do Futuro. No total, são quase 30 ações em todo o mês.
 
Palestras e blitze educativas
 
As palestras são realizadas nas instituições de ensino e empresas interessadas nos conteúdos sobre segurança viária. Neste mês, a Edutran realizará 17 palestras e seguirá com a agenda aberta. Para solicitar e agendar as atividades e interações, que são gratuitas para escolas e empresas, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail edutran@itajai.sc.gov.br. As blitze educativas acontecem nos dias 08, 14 e 21 de maio em vias variadas do município.
 
“Esse ano no Maio Amarelo vamos focar no ser humano, as blitze educativas com ênfase em pedestres, ciclistas e também condutores de veículos. Teremos uma abordagem mais íntima, não apenas a entrega de material impresso, para ouvir os problemas, possíveis ideias e principalmente orientar sobre os perigos que enfrentamos diariamente no trânsito”, destaca o diretor de Educação para Trânsito Francisco Eduardo dos Santos.
 
Seminários
 
O Seminário de Instrução e conscientização sobre a abordagem de pessoas com deficiência-PCD, vai acontecer no dia 23 de maio no anfiteatro da Univali, a partir das 8h. Esse evento promoverá a capacitação aos servidores das forças de segurança do Município, para a abordagem de pessoas com deficiências. Além da Codetran, outras instituições participam do treinamento, como a Guarda Municipal de Itajai, Policia Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros Militar. Todos os instrutores e palestrantes estarão disponíveis para o atendimento à imprensa a partir das 17h.
 
A Edutran também realizará o 2° Seminário de Segurança Viária intermunicipal com o tema Desafios e ações para a educação no trânsito de Itajaí. O evento,em colaboração com a Secretaria de Educação, será no dia 27 de maio, a partir das 13h, no auditório da Secretaria de Educação. Os temas apontados para discussão no seminário visam o aprimoramento da educação de trânsito nas escolas do município.
 
Entre esses temas, podemos citar as problemáticas de pedestres e ciclistas em Itajaí, a multiplicação de conhecimento voltado à capacitação de professores nas atividades multidisciplinares de trânsito, a questão do caminho seguro para ida e volta da criança à escola, além de buscar melhorias no programa motorista do futuro.
 
Programa Itajaí Moto Segura
 
A terceira edição do programa Itajaí Moto Segura, está incluída na programação do maio amarelo e será no dia 25 de maio,sábado, a partir das 8h, anexo à pista de atletismo, na avenida Abrahão João Francisco, a Contorno Sul, na Ressacada. O programa objetiva capacitar motociclistas habilitados com aulas teóricas e práticas. As inscrições gratuitas são realizadas pelo formulário de inscrição (clique aqui).
 
O programa Itajaí Moto Segura participou da premiação do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (Consemis)e alcançou o segundo lugar em meio aos projetos nacionais, na área temática de trânsito. A equipe da Edutran vai até o município de Curitiba receber a premiação no dia 17 de maio.
 
O programa Itajaí Moto Segura empresas, teve sua segunda edição para empresas privadas realizada no último sábado (04) de maio. Foram 35 colaboradores formados na capacitação.
 
Programa Motorista do Futuro
 
A Edutran retomou as atividades do programa Motorista do Futuro na Rede Municipal de Ensino e nas escolas privadas de Itajaí neste ano de 2024. A primeira turma a concluir o treinamento do programa Motorista do Futuro, no início do mês de maio, foi dos alunos da escola de educação básica Gaspar da Costa Moraes. Na certificação realizada na última sexta-feira (03), 252 crianças foram certificadas.
 
Durante duas semanas os alunos receberam instruções de como se comportar no trânsito (como pedestre, ciclista ou passageiro de veículos) com o objetivo de evitar sinistros. Lembrando que as instituições interessadas pelo programa podem solicitar as atividades através do e-mail edutran@itajai.sc.gov.br
 
Confira a Programação
 
03/05 - Formatura do Programa Motorista do Futuro na Escola Gaspar da Costa Moraes
04/05 - Programa Itajai Moto Segura
06/05 - Palestra
08/05 - Blitze educativa
09/05 - Palestras
10/05 - Palestra
13/05 - Palestras
14/05 - Blitze educativa
14/05 - Palestras
17/05 - Premiação do programa Itajai Moto Segura em Curitiba
18/05 - Blitze educativa
20/05 - Palestra
21/05 - Blitze educativa
23/05 - Seminário de Instrução e conscientização sobre a abordagem de pessoas com deficiência-PCD
24/05 - Palestras
25/05 - Programa Itajai Moto Segura
27/05 - Palestra
27/05 - 2° Seminário de Segurança Viária intermunicipal com o tema Desafios e ações para a educação no trânsito de Itajaí
28/05 - Palestra
29/05 - Atividade de vivência com crianças em escola do Município
31/05 - Palestra
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS