domingo, 23 de junho de 2024
Turismo
06/05/2024 | 16:42

Itapema, Bombinhas e BC obtém categoria máxima no turismo, segundo ranking do Ministério do Turismo

Referência como um dos principais destinos turísticos do Brasil, Bombinhas mantém sua posição na categoria máxima do Mapa do Turismo Brasileiro. Há quase dez anos, o município conquista a categoria A na classificação do Ministério do Turismo.
 
Para a categorização no mapa, são levados em consideração critérios como a oferta de hospedagem, fluxo constante de visitantes nacionais e internacionais, contribuição significativa para a arrecadação de impostos e a criação de empregos diretos no setor.
 
Além de contar com exuberantes belezas naturais, o índice alcançado por Bombinhas é resultado dos investimentos em obras e infraestrutura e da ampla oferta de hospedagem, gastronomia e atividades de lazer. As ações de divulgação e a participação da iniciativa privada na gestão do turismo também contribuem para o excelente resultado.
 
Além disso, a atuação no Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar – Citmar e na Instância de Governança Regional – Convemar tem parcela importante para as ações de regionalização do turismo.
 
Em um universo de 2.088 cidades, de 312 regiões turísticas avaliadas em 2024, apenas 48 foram classificadas como categoria A. Da Região Turística Costa Verde & Mar, além de Bombinhas, somente Balneário Camboriú e Itapema conquistaram a posição máxima.
 
Mapa do Turismo Brasileiro
 
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do Governo Federal que reúne municípios com vocação turística ou impactados pelo setor de viagem, para nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo.
 
Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios precisam manter ativos o órgão de turismo municipal e as atividades do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), contar com orçamento próprio, possuir prestadores de serviços no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo, entre outros. O Mapa completo está disponível no link www.mapa.turismo.gov.br.

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS