domingo, 23 de junho de 2024
Esportes
01/05/2024 | 23:50

Líder dos UTVs no Brasileiro de Rally Raid, piloto catarinense passa paixão para os filhos

Em busca do sexto título nacional entre os UTVs, o piloto Deni do Nascimento saiu na frente e lidera a categoria no Campeonato Brasileiro de Rally Raid. Ele acelera novamente o veículo Can-Am Maverick X3, ao lado do navegador Gunnar Dums. O catarinense também já pilotou motocicletas e possui 27 anos de experiência no esporte off-road – paixão que foi passada para os filhos, Manu e Tiago, que competem no Catarinense de Rally.
 
Nascimento e Dums ocupam a ponta da tabela no Brasileiro por terem vencido a prova de abertura do campeonato, o tradicional Rally RN 1500, que incluiu 973 quilômetros de percurso (801 deles de trechos cronometrados). O roteiro foi de São Miguel do Gostoso (RN) a Patos (PB) entre os dias 17 e 20 de abril. A disputa dos UTVs envolveu 54 veículos e foi extremamente disputada, tanto que a dupla vencedora assumiu a liderança apenas no penúltimo dia, mesmo depois de três pneus furados pelo caminho. Eles defendem a equipe Bompack Racing.
 
Empresário de 45 anos, Nascimento encontra nos ralis uma pausa na agitada rotina do dia a dia, que inclui dedicação à família e ao lado profissional. “Eu brinco que tiro férias nos ralis, desta forma eu zero as dores de cabeça do trabalho. Encontro outros tipos de desafios nas provas, claro, mas a prática do esporte traz equilíbrio para a minha vida”, avalia o piloto, que mora em Brusque (SC).
 
Ele começou no esporte por conta própria, com as motocicletas de trilha, já que ninguém da família era adepto ao off-road. “Comecei com 18 anos, assim que tive idade para tirar habilitação, e no início andei escondido dos meus pais, porque eles não gostavam da ideia.” Ele acelerou com duas rodas até 2013 e, dois anos depois, conheceu os UTVs. “Fui campeão brasileiro pela primeira vez com os UTVs em 2017, já de Can-Am Maverick X3. Além dos cinco títulos brasileiros, o último conquistado em 2023, sou bicampeão da categoria no Sertões, a principal prova de rally do Brasil – o que é a cereja do bolo.”
 
Já com os filhos, a história foi diferente. Nascimento estimulou os esportes off-road e hoje a família encontra nos UTVs mais uma oportunidade de estar junta. Manu tem 15 anos e Tiago, 13 – os dois são pilotos e competem no Campeonato Catarinense da modalidade. “Esse é o terceiro ano consecutivo que eles competem e a categoria de UTVs é bastante disputada em Santa Catarina. Há uma média de 50 veículos nas etapas. Eles estão em busca do título, no ano passado foram vice-campeões estaduais, a Manu na classe UTV Feminina e o Tiago, na UTV 3, também com o Can-Am Maverick X3”, conta.
 
Os filhos aproveitam ao máximo terem um pai multicampeão do off-road. “O meu pai é uma grande inspiração para mim. O que eu mais gosto no rally é a união dos pilotos e das equipes”, explica Tiago. Manu acrescenta: “Eu sinto como se tivesse um treinador que pudesse me apoiar, meu pai sempre me apoiou um tudo que eu quis fazer. A nossa equipe é muito unida, todos são muito engraçados e legais.”
 
Resultado UTVs – Rally RN 1500 / 1ª prova Brasileiro de Rally Raid 2024 (três primeiros da geral)
 
1 – #101 – Deni do Nascimento / Gunnar Dums – 12:23:59.23 – Can-Am Maverick X3 – Equipe Bompack Racing
 
2 – #130 – Leonardo Beleza / Solon Mendes – 12:28:51.23
 
3 – #102 – Rodrigo Varela / Matheus Mazzei – 12:29:22.88 – Can-Am Maverick X3 – Equipe Varela Can-Am Monster Energy
 
Sobre a BRP – A BRP é líder global no segmento de veículos de esportes motorizados, sistemas de propulsão e embarcações construídos em mais de 80 anos de engenhosidade e foco intenso no consumidor. O portfólio de líderes da indústria e produtos distintos da BRP proporciona aventuras e experiências em diferentes playgrounds, incluindo motos de neve Ski-Doo e Lynx, motos aquáticas e pontoons Sea-Doo, veículos on e off-road Can-Am, embarcações Alumacraft e Quintrex, pontoons Manitou e sistemas de propulsão marítima, bem como motores para karts e aeronaves recreativas.
 
A BRP completa as suas linhas de produtos com um negócio dedicado de peças, acessórios e vestuário para aprimorar totalmente a experiência de pilotagem. Comprometida com o crescimento responsável, a BRP está desenvolvendo modelos elétricos para suas linhas de produtos existentes e explorando novas categorias de produtos de baixa tensão e assistência humana.
 
A BRP possui matriz em Quebec, no Canadá, e vendas anuais de CA$ 10 bilhões em mais de 130 países, com força de trabalho global composta por mais de 23 mil pessoas motivadas e habilidosas. No Brasil, o grupo possui ampla cobertura nacional por meio de 73 revendedores em todas as regiões e estados, capacitados a proporcionar a melhor experiência aos clientes na venda de veículos, peças, acessórios e serviços.
 
Fonte: RCN

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS