domingo, 23 de junho de 2024
Educação
29/04/2024 | 23:28

Circuito Universidade Gratuita Santa Catarina Melhor chega a Joinville com a participação do governador

Foto: Eduardo Valente / SECOM
 
O governador Jorginho Mello participou nesta segunda-feira, 29, em Joinville, de mais uma rodada de encontros pelo estado para detalhar o Programa Universidade Gratuita. A iniciativa do evento Circuito Universidade Gratuita Santa Catarina Melhor é da Acafe e foi realizada desta vez na Universidade da Região de Joinville (Univille). A vice-governadora Marilisa Boehm também acompanhou o encontro.
 
“É mais um momento de estarmos juntos com os alunos, com os professores. Estamos fazendo isso sob a coordenação da Acafe, da reitora Luciane Ceretta. Em cada universidade é feito um evento pra potencializar e valorizar o Universidade Gratuita. É um programa tão extraordinário que é o único do Brasil, não tem nenhum outro estado que tem a coragem de fazer o que a gente fez: pagar o ensino superior para o catarinense. Tem muita gente que sofre e acaba não fazendo o curso da sua vocação por falta de recurso. Essa é a grande oportunidade que a gente está dando para o jovem fazer a faculdade do seu sonho e erguer a régua de Santa Catarina quanto à educação”, destacou o governador Jorginho Mello.
 
“O programa Universidade Gratuita vai formar inúmeros profissionais que poderão trabalhar nas empresas de Joinville e região. Nós temos certeza de que num futuro muito breve nós teremos ainda mais desenvolvimento”, destacou a vice-governadora, Marilisa Boehm.
 
Uma das contempladas com o benefício do Universidade Gratuita foi a estudante de Medicina, Eduarda Aparecida Kohler. A experiência dela deu tão certo que animou a própria mãe a buscar um curso superior. Agora a mãe Eloiza Dalacosta Kohler vai cursar Enfermagem, totalmente custeada pelo Governo de Santa Catarina. “Eu não teria condições de estudar e com o Universidade Gratuita foi possível. Tanto que depois de eu ter conseguido no semestre passado, minha mãe viu que era possível fazer o curso superior também e entrou no Curso de Enfermagem”, comemora a futura médica.
 
O reitor da Univille, Alexandre Cidral, também tem motivos para sorrir, já que com o programa a instituição vai poder formar estudantes de Joinville e região. Além disso vai gerar benefícios para a sociedade com a contrapartida em trabalho para o estado, que cada profissional formado vai se comprometer a retribuir. “É uma oportunidade muito grande para que a gente possa incluir e permanecer com estudantes no ensino superior. Esses recursos vão propiciar o acesso a mais de 2.000 pessoas que talvez sem essa oportunidade não teriam acesso ao ensino superior. Além das contrapartidas que as Universidades comunitárias e os estudantes farão em prol da sociedade catarinense”
 
Também estiveram na ação os secretários de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, da Assistência Social, Mulher e Família Maria Helena Zimmermann e a secretária adjunta de Assistência Social, Mulher e Família, Luciane dos Passos.
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS