domingo, 23 de junho de 2024
Cultura
30/04/2024 | 16:01

Galeria do CIC Navegantes recebe exposição Adversidade da Natureza

A Galeria de Arte Élson Renato dos Santos – “Jacaré”, localizada no piso superior do CIC Navegantes - Centro Integrado de Cultura Prefeito Manoel Evaldo Muller, recebe no mês de maio a exposição “Adversidade da Natureza”, com obras da artista plástica Vera Antônia do Carmo. 
 
A exposição permanece durante todo o mês de maio e é aberta à visitação pública, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 21h30. Na sexta-feira, dia 03 de maio, às 19h, acontece o coquetel de abertura da exposição, com a presença da artista, autoridades e convidados.
 
O projeto foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) e de acordo com a proponente, o intuito da exposição é transmitir para o observador um pouco dessa percepção infinita de cores, formas e texturas existentes no universo. 
 
Segundo ela, as obras retratam a magnitude e o contraste presentes no céu e na terra e a exposição tem o propósito em despertar no público "aquele" entusiasmo em observar o infinito, e ao mesmo tempo causar impacto ao saber que o universo está tão perto e ao mesmo tempo tão longe. 
 
“As obras vão revelar ao público um pequeno fragmento desse universo tão distante de nós. A exposição proporciona ao expectador uma reflexão existencial ao compreendermos o quanto insignificante somos perante a grandeza do universo. Assim, cada obra observada deverá estimular uma autoanálise profunda em relação a existência humana efêmera”, enfatiza a proponente.
 
Sobre a artista
 
Vera Antônia do Carmo teve o primeiro contato com a arte através da criação de obras tridimensionais feitas em madeiras recicladas, compondo esculturas abstratas e peças utilitárias.
 
A pintura foi inserida em sua vida há pouco tempo e hoje, aos 70 anos de idade, se surpreende com as possibilidades que a arte lhe proporciona e a cada trabalho percebe a beleza infinita do universo emitida através das cores, formas e texturas. 
 
Após a iniciação da arte pictórica, desperto-lhe a percepção de captar as nuances existentes em todos os lugares e hoje, através da observação da natureza, surgiu o interesse em retratar as cenas inusitadas da existência do universo.

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS