sábado, 25 de maio de 2024
Geral
23/04/2024 | 15:38

Univali desenvolve aplicativo gratuito para apresentar cientistas às crianças

Já está disponível para download gratuito o aplicativo educacional “Cientistas para Colorir”. A ideia foi desenvolvida a partir do projeto de extensão Química Social, vinculado à Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com o intuito de introduzir a ciência para as crianças de forma lúdica. 
O app conta com a figura de 10 cientistas que contribuíram para o desenvolvimento da ciência. Os personagens são apresentados ao usuário por meio de um breve histórico e uma imagem para ser colorida livremente. A ferramenta já está disponível para baixar nos aparelhos de celular com sistema operacional Android. Em breve, também será disponibilizado para tablets, assim como para equipamentos com sistema IOS.
A professora Gizelle Inácio Almerindo explica que durante a realização das atividades do projeto Química Social foi constatado, pelos acadêmicos e professores envolvidos nas ações, que a maior parte das crianças não tinha referências sobre os cientistas. 
“Quando perguntávamos se conheciam algum cientista, quase sempre os estudantes mencionavam o personagem Bob Esponja ou algum youtuber. Diante desta necessidade, inicialmente, nós produzimos um livro de atividades para criar esta aproximação com os grandes nomes da ciência, que tanto contribuíram para a humanidade.”, relembra.
Saiba mais
O app “Cientistas para Colorir” levou cerca de 18 meses para ser desenvolvido, tendo recebido a contribuição de acadêmicos e professores de Engenharia Química. “Além de um aluno de Engenharia da Computação da Univali, que foi essencial para o desenvolvimento da ideia”, ressalta Almerindo. Estiveram envolvidos nesta iniciativa os acadêmicos Jacson Andrei Hilgert e Felipe Matheus Müller e as docentes Gizelle Inácio Almerindo e Patrícia Fóes Scherer Costódio, todos vinculados ao projeto de extensão Química Social.
O certificado de registro do software “Cientistas para Colorir” foi conquistado pela Fundação Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em setembro de 2023. O documento, emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, tem validade de 50 anos contados a partir do último 1º de janeiro. Os trâmites para a conquista dos direitos foram realizados com suporte do Uniinova – Hub de Inovação Tecnológica da Univali, setor responsável pelos atendimentos e administração dos processos internos em propriedade intelectual.

JORNAL IMPRESSO
24/05/2024
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS