terça, 18 de junho de 2024
Geral
18/04/2024 | 22:37

IDEL e SC Games se unem para fomentar mais oportunidades de trabalho na área de tecnologia

No cenário atual, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social, o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL) e o SC Games unem forças numa parceria estratégica para fomentar o acesso a tecnologias e promover a economia criativa, com foco em futuras oportunidades de trabalho, principalmente, nos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 
 
Em uma reunião realizada nesta quarta-feira (17), na sede do Instituto, contando com a participação do diretor superintendente do IDEL, Osmar Vicentin; a diretora administrativa do IDEL, Carina Casanova; a coordenadora pedagógica SC Games, Márcia Regina Battistella; assim como a voluntária do projeto, Luana Castt, delinearam os detalhes dessa parceria visionária.
 
A principal iniciativa será reestruturar e realizar uma nova edição da Game Jam, uma maratona que acontece ao mesmo tempo em várias cidades de Santa Catarina, para a criação, em poucas horas, de jogos digitais voltada para crianças e adolescentes, proporcionando a eles a oportunidade de explorar o vasto mundo da tecnologia. O objetivo é fomentar a criatividade e estimular o desenvolvimento de talentos locais nesse setor em expansão. 
 
Segundo Osmar Vicentin, o mercado de games está em constante evolução. É inegável a relevância econômica de um setor que movimenta bilhões de dólares. “Não poderíamos estar fora desta parceria e deixar de contribuir nas ações para explorar este segmento promissor que, somente em 2022 faturou R$ 1,2 bilhão. Precisamos aproveitar este mercado pujante e crescente, aliado ao SC Games e levar atividades para os quatro cantos deste estado. Para isso, vamos buscar mais parceiros para se aliar junto a este projeto do Governo”, destaca o diretor.  
O SC Games, é um projeto do Governo de Santa Catarina, coordenado e  desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, que oferece de forma gratuita para crianças e adolescentes uma nova abordagem para o universo de jogos, além de um direcionamento correto em relação ao uso das tecnologias.
 
Para a coordenadora do Projeto, Márcia Battistella, o mercado catarinense já pode ser considerado um destaque mundial graças à produção de games internacionalmente reconhecidos. Não é à toa que o SC Games atua desde 2009 e possui resultados bastante positivos no segmento. São mais de 2 mil alunos formados. 
 
“Desde a implantação do projeto no estado, diversos cursos de jogos digitais e animação foram criados, estúdios de games tomaram forma, impulsionando o setor e o ecossistema. Muitos dos alunos e estagiários do SC Games atuam diretamente na área. E esta parceria com o IDEL só vem para somar e contribuir com a expansão e evolução do mesmo”, explica.
 
Uma outra ação do SC Games é o projeto Novos Talentos, que tem parceria do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), que oferece cursos gratuitos de artes, programação e robótica para crianças e adolescentes de 9 a 17 anos. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail: scgames.adm@gmail.com.
 
Fonte: RCN

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS