A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na noite desta terça-feira (26) a Sessão Solene em Homenagem aos 200 anos da Paróquia do Santíssimo Sacramento. O evento celebrou a fundação do Curato do Santíssimo Sacramento, em 31 de março de 1824.
Foi ao redor da primeira Capela do Santíssimo Sacramento, a primeira igreja cristã do Vale do Itajaí, que iniciou o povoado que mais tarde viria a se tornar o Município de Itajaí. A Paróquia é a instituição mais antiga da cidade sem interrupção. Também possui dois importantes pontos turísticos de Itajaí: a Igreja Imaculada Conceição, que é o imóvel mais antigo do Município, e a Igreja Matriz.
Durante a Solenidade, o vereador Beto Cunha, representando a Câmara de Vereadores de Itajaí, entregou uma placa de homenagem ao Padre Eder Claudio Celva. Já o deputado estadual Napoleão Bernardes, representando a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), entregou a placa de homenagem do Legislativo Estadual à Aurea Araújo Francisco, membro do Conselho Paroquial da Comunidade.
A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Beto Cunha (PSDB), proponente da homenagem, e também contou com os discursos das vereadoras Anna Carolina (PSDB), representando a oposição, e de Dulce Amaral, representando a situação. Já o professor Édison D’Ávila, coordenador da comissão comemorativa do bicentenário, relatou como aconteceu a fundação do Curato.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
Fonte: Câmara de Vereadores de Itajaí