sábado, 25 de maio de 2024
Saúde
22/03/2024 | 13:27

Campanha de vacinação contra a gripe inicia na segunda-feira (25) em Navegantes

Navegantes inicia na próxima segunda-feira (25) a campanha de vacinação contra a influenza como parte do calendário anual do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Nesta primeira fase, a vacina da gripe estará disponível para os grupos prioritários. São eles:
 
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
- Trabalhadores da Saúde;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
 
As doses estarão disponíveis em 10 unidades básicas de saúde: Gravatá, Verde Mar, Meia Praia, São Pedro, Central, São Paulo, Nossa Senhora das Graças, Machados, Escalvados e Porto das Balsas. O horário de funcionamento das salas de vacina é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. 
 
Nas UBSs Central e Machados, haverá a aplicação da vacina no horário de atendimento estendido, das 17h às 22h, e aos sábados, das 8h30 às 16h30 até o dia 30 de abril.
 
Já a UBS Gravatá também fará atendimento estendido no período noturno e aos sábados, porém, somente a partir do dia 30 de março, e então segue até dia 30 de abril. 
 
Segundo o secretário de Saúde, o médico infectologista Pablo Sebastian, é fundamental a adesão da população à campanha para que ela tenha êxito. 
 
"Quando falamos em vacinação, temos de ter em mente que não é somente uma decisão que afeta o indivíduo, mas também o coletivo. Por isso, é de extrema importância que a população se vacine contra a gripe, para diminuir o contágio do vírus e evitar que as pessoas fiquem doentes ou desenvolvam complicações, em especial, aquelas com comorbidades", declara o secretário. 
 
A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação (Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B), protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A campanha aproveita o início das estações mais frias do ano, outono e inverno, quando há maior circulação de vírus respiratórios.

JORNAL IMPRESSO
24/05/2024
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS