quarta, 24 de abril de 2024
Geral
02/03/2024 | 12:49

Abastecimento de água de Itajaí e Navegantes enfrenta dificuldades neste sábado

O sistema de abastecimento de água potável que atende Itajaí e Navegantes está em estado crítico neste sábado (02). As dificuldades são causadas por um pico de turbidez no canal retificado do rio Itajaí-mirim, onde é realizada a captação de água bruta.
 
As principais Estações de Tratamento de Água (ETA) de Itajaí, chamadas São Roque e Arapongas, estão operando em cerca de 70% da capacidade por volta do meio-dia, mesmo com a turbidez mais de 20 vezes acima do recomendado para a operação regular. Este volume é insuficiente para superar o consumo e encher novamente os reservatórios. A economia de água por parte da população é o fator decisivo para a normalização mais rápida da distribuição.
 
Os boosters (bombas de recalque) da área urbana de Itajaí, responsáveis por enviar a água tratada às regiões mais altas, entraram em desligamento automático de segurança em virtude da baixa pressão da rede de distribuição. Isso significa que os imóveis em cotas mais elevadas não estão recebendo água da rede. 
 
O quadro de turbidez excessiva no ponto de captação do Semasa, no canal retificado do rio Itajaí-mirim, atingiu o ponto máximo às 16h de ontem, com um pico de 3.180 NTU (unidades de turbidez). O valor limite para o funcionamento correto de um sistema convencional de tratamento é 100 NTU. A redução da produção nas ETAs São Roque e Arapongas está relacionada à necessidade de constantes interrupções para limpeza.
 
Os principais reservatórios de Itajaí, na ETA São Roque, estão em cerca de 8,5% da capacidade, enquanto Arapongas apresenta nível próximo dos 32%. Cabeçudas ainda possui 72% de preenchimento, mas Morro da Cruz e Morro Cortado 7% estão totalmente vazios.
 
O Semasa não possui uma estimativa de normalização total da distribuição de água potável em todas as regiões porque neste momento o principal fator determinante da velocidade da recuperação é o consumo.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS