sábado, 20 de abril de 2024
Geral
31/01/2024 | 23:22

Novo Comandante-Geral dos Bombeiros é empossado em solenidade na capita

Fotos: Eduardo Valente / GovSC
 
Na manhã desta quarta-feira, 31, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), passou a ter um novo comando. Foram empossados nesta solenidade o Comandante-Geral, coronel Fabiano Bastos das Neves, além do Subcomandante-Geral, coronel Jefferson de Souza e o Chefe do Estado-Maior Geral, coronel Vandervan Nivaldo da Silva Vidal. O evento da passagem do Comando ocorreu em Florianópolis, no Centro de Ensino Bombeiro Militar, com a presença do governador Jorginho Mello, da vice-governadora, Marilisa Boehm, representantes dos três poderes, forças de segurança e secretários de Estado.
 
“É um prazer pra mim estar aqui hoje. Eu tenho o maior orgulho de participar de uma solenidade como essa onde a gente pode conhecer um pouco mais a grandeza desses profissionais que se dedicam para proteger as vidas e os patrimônios. Vejo no trabalho de cada um, cada uma, o amor e compromisso com Santa Catarina”, destacou o governador Jorginho Mello.
 
Passagem de Comando
 
O coronel Fabiano Bastos das Neves é o 12º Comandante a assumir o mais alto cargo do CBMSC.
 
O coronel Fabiano de Souza deixou o cargo de Comandante-Geral do CBMSC após 1 ano e 1 mês na função. Ele passa a ser o secretário da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
 
Durante o ato de passagem do Comando, o governador repassou a Espada de Comandante-Geral ao coronel Fabiano Bastos das Neves. Esta espada é de uso exclusivo do oficial nomeado para este cargo e é repassada a cada novo Comandante. Ela é diferenciada pelo formato, com a lâmina curva e em metal dourado, tendo os símbolos da corporação.
 
Na lâmina são registrados os nomes de todos os Comandantes-Gerais que a empunharam durante os períodos do Comando, com o objetivo de manter viva a memória da corporação.
 
“Estou repleto de gratidão neste dia de despedida do comando-geral e quero agradecer meus colegas do Corpo de Bombeiros Militar que se doam a cada dia por essa corporação. Quero honrar a jornada, força e coragem que emergem de todos. Foi um esforço conjunto para proteger os nossos catarinenses. Agora sigo para uma nova missão na Defesa Civil”, disse o coronel Fabiano de Souza.
 
Conheça o novo Comandante-Geral, coronel Bastos
 
Natural do Rio de Janeiro, nascido em 10 de fevereiro de 1976. Foi incluído na Polícia Militar de Santa Catarina em 03 de março de 1995, para a formação de soldados, depois em 03 de março de 1997 para a formação como oficial. Foi declarado Aspirante-a-Oficial em 05 de maio de 2000.
 
Fez os cursos de: Especialização de Bombeiros para Oficiais, em 2006; Curso de Comando e Estado-Maior, em 2013 e o Curso Superior de Polícia Militar, em 2020. É pós-graduado em Gestão de Riscos, com ênfase na Gestão de Emergências e Desastres; em Gestão Pública com ênfase à Atividade de Bombeiro Militar e ainda em Perícia de Incêndios e Explosões.
 
Durante a carreira comandou a Companhia de Barra Velha; no Batalhão de Itajaí comandou a Companhia, chefiou a 4ª seção, foi Subcomandante e Comandante deste Batalhão. Foi chefe da Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI), Comandante da 1ª Região de Bombeiros Militar e atualmente estava na função de Chefe do Estado-Maior Geral.
 
Como principais condecorações, destacam-se: medalha Mérito por Tempo de Serviço categorias bronze e prata (10 e 20 anos de serviço militar); Mérito Bombeiro Militar bronze, prata e ouro, além da medalha de Mérito da Aviação.
 
“É uma expectativa grande assumir a missão nesta corporação que presta um serviço essencial para a sociedade catarinense. São milhares de vidas salvas todos os anos, patrimônios salvos pelo Corpo de Bombeiros e estar liderando essa corporação é um fardo pesado, mais ao mesmo tempo, muito gratificante”, disse o coronel Bastos.
 
Passagem do Subcomando
 
Nesta quarta-feira, também foi realizada a nova composição do Comando-Geral da corporação. O coronel Renaldo Onofre Laureano Junior deixa a função de Subcomandante-Geral do CBMSC e o coronel Jefferson de Souza assume o cargo.
 
Conheça o coronel Jefferson
 
Natural de Florianópolis, nascido em 11 de setembro de 1979. Foi incluído na Polícia Militar de Santa Catarina em 1998, para o Curso de Formação de Oficiais. Foi declarado Aspirante à Oficial em 2000, movimentado para o CBMSC no ano de 2004 e promovido ao posto de coronel no ano de 2023.
 
Fez os cursos de: especialização de bombeiros para oficiais em 2006; Comando e Estado-Maior em 2013 e Altos Estudos Estratégicos em 2021. O coronel Jefferson é graduado em Direito, pós-graduado em Gestão Pública com ênfase à atividade Bombeiro Militar e Mestre em Engenharia Florestal.
 
Durante a carreira, atuou nas mais diversas áreas administrativas e operacionais e como destaque tem o Comando da Companhia de Itapema; Subcomando do Batalhão de São José; Comando dos Batalhões de Balneário Camboriú e Rio do Sul e, atualmente, a chefia de Gabinete do Comando-Geral da Corporação.
 
Como principais títulos destacam-se o Mérito Bombeiro Militar, nas categorias Ouro, Prata e Bronze, além do Mérito Cinotécnico.
 
Passagem do Estado-Maior Geral
 
Já o Estado-Maior Geral foi assumido pelo coronel Vandervan Nivaldo da Silva Vidal. O cargo era ocupado pelo novo Comandante, coronel Bastos.
 
Conheça o coronel Vandervan
 
Natural de Florianópolis, nascido no dia 30 de dezembro de 1976. Incluiu na PMSC em 1997, para o Curso de Formação de Oficiais, foi declarado Aspirante à oficial em 2000.
 
Fez os cursos de: Especialização de Bombeiros para Oficiais; Comando e Estado Maior e Altos Estudos Estratégicos. É pós-graduado em Gestão Pública com ênfase à atividade de Bombeiro Militar.
 
Durante a carreira comandou o Pelotão de Polícia Militar em Içara; chefiou centros e divisões da Diretoria de Logística e Finanças; foi chefe da 6ª seção do Estado-Maior Geral e atualmente foi diretor da Diretoria de Logística e Finanças.
 
Entrega de viaturas
 
A solenidade contou com a entrega de 04 viaturas caminhonetes, chamadas de Auto Resgate (AR). Estas viaturas auxiliarão as equipes de plantão no atendimento a ocorrências.
 
Foram investidos R$ 1.244.000,00, com apoio do Fundo Nacional de Segurança Pública, que disponibilizou R$ 311.000,00 para cada veículo.
 
Atos de promoção
 
Em todo o estado hoje foram promovidos quatro praças e dois oficiais, que chegaram ao último posto da carreira. Em Florianópolis foram promovidos ao último posto os coronéis Walter Parizotto e Christiano Cardoso.
 
Entrega de Comendas
 
A Comenda da Ordem do Mérito Dom Pedro II, a mais elevada honraria institucional, concedida como reconhecimento ao destaque na realização de atividades profissionais e sociais, que por suas qualidades ou valores em relação ao CBMSC forem julgados merecedores.
 
Receberam a Comenda nesta solenidade:
 
Governador do Estado, Jorginho Mello;
Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel PM Aurélio José Pelozato da Rosa;
Secretário Executivo da Casa Militar, coronel PM José Eduardo Vieira;
Deputado Estadual Estener Soratto da Silva Junior;
Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert;
Secretário do Planejamento, Edgard Usuy;
Procurador-Geral do Estado, Márcio Luiz Fogaça Vicari;
Delegado-Geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel;
Perita-Geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza.
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS