quarta, 24 de abril de 2024
Geral
02/02/2024 | 11:19

Saúde de Camboriú realizará atividades especiais em alusão ao Fevereiro Pink

O segundo mês do ano já começou e a Secretaria de Saúde de Camboriú definiu o plano de ação para o Fevereiro Pink, que marca a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e AIDS. As ações também são focadas na prevenção da gravidez na adolescência, temática que é igualmente lembrada em fevereiro. As atividades da campanha serão promovidas em duas em duas frentes, com orientações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas escolas do município.
 
As ações do fevereiro Pink serão realizadas pelos servidores da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). Durante a segunda metade do mês de fevereiro e o início de março, essas equipes promoverão palestras com alunos do 9° ano e do Ensino Médio, com encontros direcionados a jovens a partir de 14 anos. Já nas UBSs, as atividades contarão com a distribuição de materiais informativos e orientações em sala de espera sobre as temáticas do mês.
 
Durante os encontros nas escolas, serão abordados temas relacionados aos aspectos fisiológicos, sociais e financeiros que envolvem uma gravidez indesejada, principalmente na adolescência. As atividades também contarão com reflexões sobre o uso de drogas, álcool, posicionamento das famílias e a responsabilização sobre as escolhas. Por fim, serão repassados aos alunos conhecimentos sobre métodos contraceptivos e ISTs.
 
“Chegamos ao mês de fevereiro, onde temos temáticas delicadas, porém relevantes, a serem abordadas. Por ser o mês do Carnaval, precisamos que a comunidade entenda a importância de se prevenir das ISTs. Em relação aos jovens, a cada dia se torna mais necessário mostrar como uma gravidez indesejada pode tornar a vida deles mais difícil. Uma decisão tomada no impulso e sem a devida responsabilidade pode alterar o destino desses adolescentes, por isso, é necessário orientá-los da melhor maneira”, comenta a coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS