quarta, 17 de abril de 2024
Geral
04/01/2024 | 18:41

Retrospectiva 2023: Planejamento atua como importante base de apoio e coordenação de projetos e programas do Governo de SC

A Secretaria de Estado do Planejamento foi recriada no atual governo, elevando a importância do tema “planejamento” ao primeiro escalão das estruturas de gestão do Estado e com a perspectiva de ser a unidade responsável para, com atuação baseada em dados e evidências, coordenar diversas ações, projetos e programas das mais distintas temáticas e com repercussão nas mais variadas áreas da Administração Pública.
 
A Secretaria ressurge para atuar como unidade de articulação e controle de execução das ações do Plano de Governo bem como para atuar no desenvolvimento territorial e na análise e prescrição de políticas públicas transversais, sempre com importante componente de diálogo com a sociedade civil organizada e as mais diversas entidades públicas e privadas que ajudam a compreender as demandas sociais e a construir, em colaboração, a atuação do Poder Público direcionada à resolução de problemas públicos.
 
A Seplan atua em constante interação com as demais Secretarias, órgãos e entidades do Governo Estadual, fornecendo dados, evidências e subsídios técnicos para a tomada de decisão e o planejamento, implementação e controle de ações, projetos e políticas que gerem resultados positivos para a população catarinense.
 
O Secretário da Seplan Edgard Usuy reflete que 2023 foi um ano para reestruturar os fluxos e processos da Secretaria. “A Lei 18.646 redefiniu o Sistema de Gestão do Estado no âmbito do Poder Executivo e o compromisso da Seplan foi redesenhado com a delegação de atribuições no sentido de acompanhar, monitorar e coordenar as ações em busca de soluções estratégicas para o Estado e seu desenvolvimento”.
 
Usuy destaca que “foram grandes desafios, sobretudo com o enfrentamento de condições climáticas extremas, mas que o trabalho intenso a partir de duas perspectivas principais – a técnica e os dados como meio, e o atendimento ao cidadão como finalidade, deram a tônica de atuação da Secretaria e do Governo e garantiram resultados importantes”.
 
Confira algumas atuações da SEPLAN:
 
Grupo Gestor do Governo (GGG) – colaboração e atuação nas reuniões de alinhamento do GGG com o governador Jorginho Mello, Secretários e Dirigentes dos órgãos e entidades estaduais;
 
GT Proteção Levada a Sério – Grupo de Trabalho (GT) coordenado pela Seplan para planejamento e desenvolvimento de ações voltadas ao aumento da resiliência do Estado frente aos eventos climáticos que vem impactando diversos setores como economia, social, infraestrutura e outros.
 
O GT atuou também na centralização e coordenação do diálogo com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), visando possíveis ações que busquem soluções e proteção frente aos desastres climáticos.
 
SHEIN – A Seplan capitaneou parceria com a SHEIN, líder mundial em fast fashion, na consolidação da produção em Santa Catarina. A empresa intenciona produzir no Brasil cerca de 85% do que vende em todo o continente americano, num investimento que pode chegar a R$ 750 milhões com a geração de até 100 mil empregos na cadeia produtiva da moda, logística de distribuição, além de outras áreas necessárias à operação de seu sistema. A Seplan atua para que Santa Catarina seja destino destes investimentos e empregos, com a consolidação da cadeia produtiva da moda e de todo o setor que orbita este ramo.
 
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – retomada da parceria para intercâmbio de dados de Santa Catarina.
 
A Seplan atua no acompanhamento, monitoramento e apoio às demais Secretarias na elaboração e execução dos Projetos do Plano de Governo – acompanhamento e monitoramento dos projetos do Plano de Governo.
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS