Com a chegada do verão é preciso redobrar a atenção com a hidratação, tipos de alimentos que serão consumidos ao longo do dia e também evitar a exposição solar entre 10h e 16h. São atitudes relativamente simples, mas que fazem a diferença durante a estação mais quente do ano. A seguir listamos algumas recomendações para que todos possam aproveitar o verão com saúde e segurança.
Hidratação
Se manter hidratado é extremamente importante durante o verão. Em dias de calor intenso, quando não há o consumo de água necessário, a desidratação pode alcançar altos níveis e isso afeta diretamente a saúde.
É recomendado beber água periodicamente, não apenas quando sentir sede. Para isso, busque consumir pelo menos dois litros por dia. Alimentos como verduras e legumes, assim como sucos e frutas, também auxiliam na hidratação.
A escassez de água no corpo humano causa diversos sintomas, entre eles: fraqueza, pressão baixa, redução do volume de urina, entre outros. Em casos mais graves, o corpo pode paralisar algumas funções, com o objetivo de poupar a reserva de água. Fique atento aos sinais e, caso necessário, busque atendimento médico.
Câncer de pele
O câncer de pele é o tumor maligno mais frequente no Brasil e no mundo. Ele corresponde a 30% dos casos registrados no país. Durante o verão, é importante adotar medidas para se prevenir da doença. É indicado utilizar protetor solar antes de se expor ao sol e evitar a exposição por longos períodos, principalmente entre 10h e 16h. E, ainda, se possível, utilizar chapéus e bonés, e dar preferência a locais com sombra.
Além dos cuidados preventivos, o diagnóstico precoce do câncer aumenta as chances de cura da doença. Por isso, é muito importante estar atento aos sinais. São eles: manchas que se modificam muito rápido, alterando cor e forma, e feridas que não cicatrizam. O histórico familiar e a baixa imunidade também são fatores que aumentam a chance de desenvolver a doença.
Ao observar algum desses sintomas, é fundamental procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua casa. Em Itajaí, os pacientes são encaminhados para o serviço de teledermatologia com dermatoscópio digital, que agiliza os diagnósticos. Os médicos dermatologistas avaliam os casos e as pessoas com suspeita de câncer de pele são atendidas mais rapidamente.
Diarreia e vômito
Com a chegada do verão, também há um aumento nas doenças relacionadas à diarreia e ao vômito. É importante se prevenir para evitar as infecções do trato gastrointestinal e redobrar os cuidados com a higiene e a alimentação.
A transmissão pode ocorrer de pessoa para pessoa, através da ingestão de água contaminada ou alimentos que não foram devidamente lavados, guardados ou cozidos. Em casos de persistência da doença (sem sinais de melhoras após 48h), é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.
Lavar as mãos com frequência, consumir água tratada, evitar tomar banho em águas impróprias (fique atento à sinalização), além de verificar o prazo de validade dos alimentos e sua procedência são algumas orientações que auxiliam na prevenção dessas e outras doenças.
Em casos de dúvidas, consulte um profissional de saúde para orientação adequada de acordo com o quadro de cada pessoa.
Fonte: Secom Itajaí