A Secretaria de Saúde de Itajaí realizou uma ação preventiva com detentas do Presídio Feminino do município. Inicialmente, a equipe abordou a questão do planejamento familiar e, na última quinta-feira (07), realizou a inserção de 24 implantes contraceptivos subdérmicos nas mulheres que solicitaram. O método tem eficácia superior a 99%, durabilidade de três anos e a vantagem de não precisar tomar pílulas diariamente.
As mulheres privadas de liberdade são um dos grupos atendidos pelos critérios estipulados para aplicação do implante contraceptivo. O atendimento deste mês priorizou mulheres que recebem visita íntima ou que terão indulto natalino.
O implante contraceptivo subdérmico é introduzido pelo profissional de saúde no braço da paciente sob anestesia local. O funcionamento acontece com a liberação de hormônios na corrente sanguínea continuamente, o que previne a ovulação e promove atrofia do endométrio, evitando assim a gravidez. Além da eficácia e durabilidade, o método promove a melhora dos sintomas da TPM e permite que a mulher amamente durante o uso do método contraceptivo.
Itajaí disponibiliza o implante para casos de pacientes adolescentes, mulheres em situação de vulnerabilidade social, situações clínicas de risco gestacional, soropositivas, com mais de três cesáreas, multíparas com mais de três filhos, usuárias de drogas, moradoras de rua, puérperas de alto risco, pacientes com comorbidades e mulheres privadas de liberada. A solicitação pode ser feita na unidade de saúde de referência.
Além da ação preventiva, os profissionais de saúde que atuam no ambulatório do Presídio Feminino foram capacitados pela Secretaria Municipal de Saúde para aplicação do implante. O espaço atende as detentas durante todo ano, com a oferta de cuidados preventivos e de promoção à saúde.