domingo, 03 de março de 2024
Saúde
08/12/2023 | 10:23

PENHA: Programa de Ostomizados da Saúde de Penha proporciona mais qualidade de vida aos pacientes

O Programa de Ostomizados da Secretaria de Saúde de Penha é um sucesso e já mudou a vida de muitas pessoas no município. Atualmente são 25 pacientes atendidos pela equipe multiprofissional por meio das visitas domiciliares, garantindo um atendimento voltado a melhor qualidade de vida do ostomizado.
 
A pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma.
 
“Hoje, a Secretaria de Saúde possui uma equipe multidisciplinar preparada para dar todo aporte ao paciente ostomizada, que necessita de orientação psicológica, nutricional, física e, especialmente, de enfermagem e médica para utilização correta da bolsa de ostomia”, detalha o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.
 
A técnica de enfermagem, Glaucia Silveira de Oliveira, acompanha o programa e tem contato constante com os pacientes. O serviço municipal atende as vertentes da colostomia, ileostomia, urostomia e traqueostomia.
 
“Fazemos as visitas domiciliares a cada paciente, intercalando para dar assistência a todos, com avaliação física individual, orientações sobre o uso e o período de troca dos equipamentos, limpeza dos estomas, cuidados com a pele, nutrição adequada, práticas de atividades físicas, e fornecimento dos equipamentos coletores e outros produtos”, explica.
 
O paciente oncológico Irisbelto Deschamps passou por uma obstrução intestinal e atualmente realiza o tratamento no Programa.
 
“Coloquei uma bolsa de ostomia há três meses. No começo tive dificuldade, mas aqui encontrei amparo, todo o cuidado, tratamento eficaz, dedicação e profissionalismo. São verdadeiros anjos”, destacou.
 
“Muitos procedimentos cirúrgicos necessários para tratamento do câncer, por exemplo, acabam gerando estomas. Por conta disso, reforço a importância do trabalho da equipe multidisciplinar, que realiza um trabalho de acolhimento e oferta um material de excelente qualidade”, finaliza Rodrigo.
 

JORNAL IMPRESSO
01/03/2024
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS