domingo, 03 de março de 2024
Geral
01/12/2023 | 11:36

Baixa pressão no abastecimento de água continua em Itajaí e Navegantes

Os principais reservatórios do sistema de abastecimento de água potável de Itajaí estão em nível crítico por volta das 18h desta quinta-feira (30). O quadro é de baixa pressão na rede de distribuição em toda a área urbana do município e da vizinha Navegantes. Economizar água é a ação mais importante para a recuperação.
 
A perda de reservação se iniciou ontem (quarta-feira, 29), motivada pela alta turbidez no ponto de captação no canal retificado do rio Itajaí-mirim. Os índices superaram as 2.000 ntu (unidades de turbidez), mais de 20 vezes o limite para o funcionamento adequado do sistema de tratamento. A situação foi agravada pela grande demanda de consumo, que superou a produção em diversos momentos.
 
Hoje a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque chegou a ser paralisada por uma interrupção no fornecimento de energia elétrica, até a entrada em funcionamento dos geradores. A causa foi a queda de uma grande árvore sobre fiações na rua Domingos Rampelotti.
 
Após o restabelecimento da eletricidade, a principal ETA de Itajaí passou a operar em vazão máxima e produz uma média de 1.150 litros por segundo às 18h de hoje. Mesmo assim, o consumo elevado não está permitindo que os reservatórios se recuperem, por isso o Semasa pede à população que adie tarefas não-essenciais que demandem água.
 
As regiões de maior altitude são as mais impactadas pela baixa pressão na rede, pois não há volume suficiente para permitir o funcionamento das bombas de recalque (boosters). Os reservatórios da ETA São Roque estão em cerca de 30% de sua capacidade, enquanto Arapongas e Cabeçudas possuem 25%. Morro da Cruz e Morro Cortado estão vazios.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
01/03/2024
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS