domingo, 03 de março de 2024
Saúde
29/11/2023 | 08:59

Saúde de Camboriú promoverá ações especiais em alusão ao Dezembro Vermelho e Laranja

O mês de Dezembro será iniciado com muita prevenção e conscientização. A Secretaria de Saúde de Camboriú promoverá ações especiais referentes ao Dezembro Vermelho, Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, e Dezembro Laranja, a campanha reforça cuidados contra o câncer de pele. As atividades serão realizadas na sexta-feira, dia 1°, na Praça das Figueiras, localizada no Centro do município, e em frente a UBS do CAIC, situada na Rua Monte Agulhas Negras, n° 1143. As mobilizações irão ocorrer das 14h às 16h.
 
As ações serão promovidas pelas equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) e Estratégia de Saúde da Família (ESF). As atividades irão envolver a realização de testes rápidos (Hepatite B e C; HIV e Sífilis), pressão arterial, glicemia, distribuição de preservativos, orientações sobre o câncer de pele e distribuição de material informativo.
 
“É muito importante quando nossas equipes vão até a comunidade e promovem essas atividades, que são essenciais para trazer mais bem estar à população. Essa ação tem um significado muito importante, pois será realizada no Dia Mundial de Combate à AIDS. Essa data traz uma reflexão muito importante e que deve estimular os cuidados necessários de todos os cidadãos”, comenta a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.
 
Na semana seguinte, no dia 06/12 das 14h às 16h, estão previstas novas ações referentes ao mesmo tema. A Praça das Figueiras e o CAIC irão receber novamente as mesmas atividades, com o objetivo de oportunizar uma cobertura ainda mais ampla à comunidade.
 
Dezembro Vermelho:
 
O Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
 
Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
 
As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento das IST e do HIV/Aids são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.
 
Dezembro Laranja:
 
O Dezembro Laranja é uma campanha que reforça cuidados contra o câncer de pele. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

JORNAL IMPRESSO
01/03/2024
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS