sábado, 25 de maio de 2024
Esportes
28/11/2023 | 15:49

Festival Anasol de Surf para Autistas irá reunir 150 atletas na Praia Central em Balneário Camboriú

A Praia Central de Balneário Camboriú volta a ser palco de esporte e inclusão no próximo sábado, 2 de dezembro. O Festival Anasol de Surf para Autistas vai receber 150 atletas de diferentes estados do Brasil com Transtorno do Espectro Autista (TEA), portadores da Síndrome de Down e deficiência física a partir das 9h. A sétima edição do evento, que aposta no surf como ferramenta de inclusão social, é organizado neste ano pela Anasol.
 
Túlio Ferri, instrutor de surf da Surfescola BC e idealizador do festival, explica que o evento recebe crianças e jovens de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Em 2023, será realizada ainda a segunda edição do Circuito de Surfe de Inclusão nas categorias Autismo e Síndrome de Down. O prêmio para o primeiro lugar de cada categoria é uma prancha de surf exclusiva, feita especialmente para os grandes campeões do evento.
 
O Festival Anasol de Surf para Autistas contará também com a participação de outros 200 adultos voluntários que apoiarão toda a dinâmica do evento no dia 2 de dezembro. Cada criança é acompanhada por pelo menos 1 voluntário que fornece todo o apoio no momento da competição. 
 
“Surfar é um desafio para todos e atrelar este desafio em um contexto de muita agitação e barulho faz com que o autista supere a questão da sensibilidade sensorial e ganhe mais segurança e auto estima. Acrescentamos a este desafio a competição onde eles ganham notas conforme a performance sobre as ondas”, pontua Túlio. “Sabemos que a competição é um dos fatores evolutivos. O festival explora mais esta ferramenta, objetivando trabalhar a frustração, resiliência, perseverança e empatia”, completa.
 
O propósito do festival, segundo o instrutor de surf, é também que eles se sintam campeões, por isso todos recebem medalhas de primeiro lugar, aliado a muita socialização, diversão e contato com a natureza. Para os voluntários, conforme Túlio, festival oferece a oportunidade para que mais pessoas conheçam e entrem no universo do autismo e síndrome de Down de uma forma divertida e emocionante.
 
O Festival Anasol de Surf para Autistas tem co-patrocinio da Saneplan Impermeabilização e COC de Balneário Camboriú, além de apoio da Inpot, Woodecutter Brasil, Alemão da Praia, Dekinha Baby e TR surfboard. A organização é da Surfescola BC, AMA Litoral, ASPI, Surf Sem Fronteiras, Onda Azul, Amor pra Down, FEPASD e Somos Mais.
 

JORNAL IMPRESSO
24/05/2024
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS