A Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Integral (DEIN) e da Supervisão do Programa Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Combate ao Bullying deu início à primeira edição da Kizomba dos Polos. É a primeira vez que as atividades serão concentradas e divididas por polos educacionais. As ações iniciaram na última quinta-feira (09), no Salão Paroquial da Igreja Católica da Itaipava e envolveram unidades daquela localidade, que se dividiram em uma série de apresentações culturais e palestras. Todas as atividades integram a programação do mês da Consciência Negra e da Campanha Itajaí Sem Racismo. Exposições de trabalhos, apresentação do livro de autoria da professora Maria José "O boi de todas as Cores" e apresentações artísticas fizeram parte da 1ª Kizomba dos Polos.
“Kizomba significa festa do povo, tendo o nome origem nas danças dos negros que resistiram à escravidão. É congregação, confraternização e resistência. Um chamado à luta por liberdade e por justiça, exaltação da vida e da liberdade. Então, nesse contexto, realizaremos, ao longo de todo o mês de novembro, essa grande socialização dividida por polos educacionais, quando as nossas unidades de ensino poderão apresentar à comunidade o trabalho que é desenvolvido na nossa Rede, por meio da Lei 10.639/03, que que estabelece a obrigatoriedade do ensino de "história e cultura afro-brasileira e africana no ensino fundamental e médio nas unidades escolares”, esclarece a supervisora do programa Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Combate ao Bullying, Gisele Alessandra Martins.
Duas palestras também marcaram a abertura das ações no Polo Itaipava: “Equidade Racial, Justiça Social e Dignidade da Pessoa Humana: Um chamado à Ação”, com Dr. Marcelo Luciano Alves e a palestra com a doutoranda Graziela Gonçalves, com a temática: “O papel de todos na luta antirracista”. “Foram palestras interativas, que trouxeram esclarecimentos aos alunos, além de muita reflexão aos temas abordados. Esperamos que essa educação antirracista avance na luta contra o racismo, pois o racismo é crime”, destaca a diretora da Escola Judith Duarte de Oliveira, Luci Rocha.
A Kizomba segue até o fim do mês de novembro, com ações nas unidades de ensino e também nos polos educacionais, conforme a programação abaixo:
14 e 15/11 | Kizomba Polo 3 – Cordeiros: Exposições de trabalhos
Local: CEI Neusa Reis Cesário Pereira
Horário: 14h
Realização: Secretaria Municipal de Educação
16/11 | Kizomba Polo 10 – São Vicente - Apresentação Cultural/ Palestra com o Professor Dr. José Bento Rosa da Silva / Exposição de trabalhos.
Local: EB Aníbal César
Horário: Matutino e Vespertino
Realização: Secretaria Municipal de Educação
23/11 | Kizomba Polo 6 – Salseiros - Contação de história: A Boneca Abayomi / Teatro Africanidade
Local: CEI Diva Vieira Abrantes
Horário: Matutino e Vespertino
Realização: Secretaria Municipal de Educação
23/11 | Kizomba Polo 9 – São Vicente - Atividade de mesa com Apresentações Culturais
Local: CEDIN Napoleão de Souza
Horário: 14h às 16h
Realização: Secretaria Municipal de Educação
28/11 | Kizomba Polo 7 – São João: Apresentação Dança africana (CEDIM ngela Dalçoquio)
Local: CEI Elizabeth Malburg
Horário: Vespertino
Realização: Secretaria Municipal de Educação
29/11 | Kizomba Polo 1 – Cidade Nova: Apresentação do grupo de matrizes africanas
Local: Praça ao lado do C.E. Pedro Rizzi
Horário: 09h às 11h e 14h às 16h
Realização: Secretaria Municipal de Educação
29/11 | Kizomba Polo 4 – Fazenda: Exposição de materiais africanos elaborados em parceria com as famílias
Local: EB Gaspar da Costa Moraes
Horário: matutino e Vespertino
Realização: Secretaria Municipal de Educação
29/11 | Kizomba Polo 8 – São Judas: Brincadeiras e jogos africanos
Local: Biblioteca Pública
Horário: Matutino e Vespertino
Realização: Secretaria Municipal de Educação
Fonte: Secom Itajaí