quarta, 28 de fevereiro de 2024
Esportes
13/11/2023 | 15:06

Itajaí realiza a melhor edição do Meeting Interestadual Interclubes

Com o apoio da Secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí e da SKD Judô, a Federação Catarinense de Judô realizou a vigégima edição do Meeting Interestadual Interclubes, encerrando o calendário esportivo das federações catarinense, gaúcha, paranaense e paulista. A Arena Marejada do Centreventos de Itajaí recebeu de 3 a 5 de novembro a competição que neste ano dividiu-se em duas: uma para graduados, com atletas mais experientes, e outra para aspirantes. Esta foi a maior edição do certame, com 1.483 atletas de 191 agremiações inscritos.
 
Segundo a organização do evento, centenas de famílias foram ao Litoral Norte de Santa Catarina para assistir às lutas e desfrutar as numerosas atrações que a região oferece, em especial as praias e os parques temáticos.
 
A cerimônia de abertura reuniu autoridades esportivas e políticas como Moisés Gonzaga Penso, presidente da Federação Catarinense de Judô; Thiago Morastoni, secretário de Turismo e Eventos de Itajaí; Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô; Helder Marcos Faggion, presidente da FPrJ; Luiz Bayard Martins dos Santos, presidente da FGJ; Alan Camilo Cararretti Garcia, representante da Comissão Especial de Direito Desportivo do Conselho Federal da OAB; Arnaldo Luiz de Queiróz Pereira, secretário-geral da FPJudô; coronel da reserva da Polícia Militar Marco Antônio Otávio, coordenador técnico da SKD; e Saskia Lingner Otávio, presidente da SKD, entidade anfitriã do evento.
 
Em seu discurso de boas-vindas na cerimônia de abertura, o presidente da Federação Catarinense de Judô enfatizou que o meeting se consolidou como marca de evento de sucesso. “Os principais clubes da regiaõ V se preparam durante a temporada para brilhar aqui. Conquistar uma medalha no meeting é sempre o grande objetivo. Agradeço a todos os que se empenharam para estar conosco, em especial às famílias que vieram de longe para prestigiar e abrilhantar a nossa competição.”
 
À Budô sensei Marco Antônio Otávio revelou a satisfação por ter oferecido um evento de alta qualidade técnica para os judocas da base dos quatro Estados que compõem a Região Sul da Confederação Brasileira de Judô.
 
“No passado esta competição foi pensada pelos dirigentes dos quatro Estados para elevar o nível técnico dos judocas que atuam em nossa região, e felizmente esta edição alcançou plenamente a este objetivo”, avaliou o anfitrião do certame.
 
Coronel Otávio concluiu agradecendo o apoio recebido na realização do 20º Meeting Interestadual Interclubes. “Agradeço o imprescindível apoio da Secretaria de Turismo e Eventos e da Prefeitura de Itajaí, que viabillizaram a realização desta importante competição. Nosso secretário Thiago Morastoni não mediu esforços para assegurar a realização deste evento em Itajaí. Também apoiaram a competição instituições como a Fundação Municipal de Esporte e Lazer, ALS Transportes, Taroii Investment Group, Choco Leite, Prestige Yachts, Buffet Dujuon, Brasfrigo, Sete Produções e Eventos, Riomar Cordas, Auditar Assessoria Empresarial, Sibara Store, Dalferr Logística, Clínica Luchtenbera, Sorvetes Lolla, Access Global Logistics, Procav Investimento em Qualidade de Vida e Volkswagem Promenac.
 
Comprovando a importância estratégica no fomento de futuras gerações, os principais clubes e escolas de judô da Região V marcaram presença no Meeting Interestadual Interclubes 2023.
 
Agremiações como Esporte Clube Pinheiros (SP), Sociedade de Ginastica Porto Alegre / SOGIPA (RS), Grêmio Náutico União (RS), Associação de Judô Iwashita (PR), Associação de Pais e Amigos do Judô e Dança Itajaí/SKD (SC), Judô Lemanczuk (PR), Associação Videirense de Judô (SC), Projeto Olhar Futuro (SP), Associação Desportiva Judô Tonietto (PR), Club Athletico Paulistano (SP), Judô Kussumoto (PR), São João Tênis Clube (SP), Associação Desportiva Instituto Estadual de Educação Floripa (SC), Dojô Otto Judô (PR), Sociedade Esportiva Palmeiras (SP), Esporte Clube Praia Grande (SP), Instituto Judô Foz (PR), Associação Yamazaki de Judô (SP), ARCD São Bernardo (SP), Associação Desportiva Chapecó (SC), Associação de Judô Vila Sonia (SP), Associação Meio Oeste de Judô Joaçaba (SC), Imbituba Atlético Clube (SC), Associação Brasileira Hebraica de São Paulo (SP), Associação Atlética Banco do Brasil Curitiba (PR), Associação Registrense de Judô (SP), Clube Espéria (SP), Associação Desportiva Santo André (SP), Santa Mônica Clube de Campo (PR), Associação Namie de Judô (SP), Círculo Militar (SP), Associação Esportiva Juventus (PR) e Associação de Judô Corpore Sano (SP), entre outros.
 
Nos tatamis a Associação Desportiva Chapecó (SC) foi a grande campeã da divisão aspirante. Capitaneada pelo sensei Carlos Konishi, a equipe chapecoense foi a Itajaí com 14 atletas e conquistou 11 medalhas, sendo sete de ouro, uma de prata e três de bronze.
 
A vice-campeã da divisão aspirante foi a Associação de Judô Nery de Rio Grande da Serra (SP), fundada em 1995 pelo sensei Marcelo Nery. A equipe paulista foi a Itajaí com cinco atletas e obteve 100% de aproveitamento conquistando cinco medalhas, sendo quatro de ouro e uma de prata que assegugaram a vice-liderança do certame da classe aspirante.
 
Em terceiro lugar ficou a Associação Namie de Judô de Mogi das Cruzes (SP), fundada em 2015 como resultado de um trabalho iniciado em 1972. Dirigida pela família Namie, é hoje uma das principais escolas do Estado de São Paulo na formação de jovens atletas. Neste meeting conquistou três medalhas de ouro.
 
Comandada pelo experiente professor kodansha shichi-dan (7º dan) Paulino Tohoru Namie, um dos maiores formadores da base do Estado e do Brasil, a escola de Mogi das Cruzes reúne grandes nomes em seu quadro docente, entre os quais os técnicos Carlos Eduardo Modesto, o Cadu, Jefferson Takeshi, Fernando Tomé, Edson de Souza Marques Filho e Giovana Monteiro.
 
A Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa) foi novamente a campeã geral da divisão especial do Meeting Interestadual Interclubes, conquistando 17 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e quatro de bronze. Comandada pela experiente sensei e técnica, Milena Mendes, a equipe gaúcha foi a Itajaí com 30 atletas.
 
A vice-campeã foi uma das equipes que mais títulos conquistou na base do Estado de São Paulo nesta temporada, o Projeto Olhar Futuro/ADPM de São José dos Campos. Conduzida pelo laureado professor Jefferson Luís dos Santos, o time joseense foi a Itajaí com nove atletas e conquistou sete medalhas, sendo seis de ouro e uma de bronze.
 
A terceira colocada foi outra importante associação gaúcha, o Grêmio Náutico União de Porto Alegre. Liderada pelo professor Rafael Garcia, o GNU foi a Itajaí com 28 judocas e conquistou 15 medalhas, sendo quatro de ouro, três de prata e oito de bronze.
 

JORNAL IMPRESSO
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024
02/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS