quarta, 28 de fevereiro de 2024
Geral
10/11/2023 | 17:45

Semasa inicia cobrança da tarifa de esgoto nos bairros mais populosos e orienta para instalação correta na rede

O Semasa iniciou neste mês de novembro a cobrança da tarifa de esgoto para os imóveis com rede coletora, localizados nos bairros São Vicente, Cordeiros e Cidade Nova. O valor é correspondente a 80% da tarifa de água registrada na leitura. Além disso, na fatura consta o parcelamento do serviço de instalação da Caixa de Inspeção (CI). Mais de 900 imóveis inscritos na Tarifa Social do Semasa recebem o benefício de valores reduzidos em quatro faixas de consumo. O programa é um auxílio para famílias com renda per capita de até meio salário mínimo e cadastro no Cad Único.
 
O sistema de coleta e tratamento de esgoto entrou em operação, nestes bairros, em agosto, e chega a 6425 imóveis comerciais e residenciais. Com a ativação desta região, Itajaí tem 58% do território urbano coberto com redes coletoras.
 
A cobrança é feita porque o processo do esgoto é independente do sistema de água e conta com infraestrutura específica de tubulações, estações elevatórias e estação de tratamento. Ao proprietário do imóvel cabe a responsabilidade de regularizar a conexão dos pontos hidráulicos com geração de esgoto à rede coletora. “Antes de executar qualquer obra, é necessário checar as normas de instalação exigidas pelo Semasa ou contratar um profissional especializado e certificado. A fossa e filtro poderá ser desativada após essa correta instalação”, explica o diretor de Saneamento, engenheiro Ervino Macedo. A recomendação é que antes disso o proprietário confira se imóvel está na lista de beneficiados pela rede coletora no site www.semasaitajai.com.br. Diversos cursos gratuitos sobre a correta instalação já foram realizados pelo Semasa. O próximo será no dia 30 de novembro, às 18h30, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Cidade Nova.
 
O sistema do Semasa substitui a fossa e trata o esgoto com 98% de eficiência. “O resultado do tratamento é uma água clara, praticamente livre de impurezas, que é devolvida ao Rio Itajaí-Mirim na saída da ETE. É assim que Itajaí está cuidando dos seus recursos hídricos e preparando a cidade para o futuro, de maneira sustentável”, observa a engenheira sanitarista da estação de tratamento, Adriana dos Santos.
 
Em outras regiões como Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Fazendinha, Centro e parte da Vila Operária já ocorrem as vistorias pelo Programa É Só se Ligar e proprietários são orientados sobre a ligação correta. Em caso de descumprimento de prazos, o Semasa pode notificar e até multar por despejo irregular ou clandestino de esgoto.
 
Caso o proprietário tenha dúvidas sobre a instalação poderá entrar em contato com o Semasa pelo 3344 9000 (fixo e whatsapp) ou presencialmente de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

JORNAL IMPRESSO
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024
02/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS