Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom
A partir da tarde desta quarta-feira, 8, Santa Catarina terá chuva novamente. Os temporais retornam de forma esparsa na quarta, mas ocorrem principalmente no decorrer da quinta-feira, 9. Isso se dá por conta da passagem de uma frente fria pelo mar combinada a sistemas de baixa pressão e ainda ao fluxo de calor e umidade da região amazônica, voltam a favorecer a formação de áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva e temporais em todas as regiões.
De uma forma geral, para o período entre quarta-feira, 8 e domingo, 12, são esperados temporais isolados entre as tardes e noites, com exceção da quinta-feira, 9, quando essa condição se estende por todo dia, a começar pelo Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul já pela madrugada.
Com os temporais são esperados raios, chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo. De forma pontual, os volumes de chuva podem ser elevados especialmente no Vale do Itajaí e Planalto Norte, entretanto, até o momento não há indicativos de chuva ampla e/ou abrangente no estado. Isso só deve ocorrer a partir da segunda-feira, 13, com a formação e passagem de uma nova frente fria que mantém o tempo nublado e com chuva recorrente.
Riscos associados
Mesmo com a previsão de chuva e temporais frequentes, as temperaturas seguem elevadas no estado assim como se mantém a sensação de ar abafado, sobretudo no interior catarinense. Considerando que o solo vai se manter encharcado e os rios com níveis elevados, o risco que já está aumentado para deslizamentos e inundações, tende a aumentar ainda mais ao mesmo tempo em que retornam os riscos para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, vendavais e granizo.
É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas em Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.
Fonte: Governo SC